A importância do bicicletário nos condomínios

A importância do bicicletário nos condomínios
04 mar. 2024

O aumento do uso de bicicletas para lazer, prática esportiva e como meio de transporte faz do bicicletário nos condomínios um item fundamental para a maioria das pessoas

No último ano, o Brasil produziu mais de 450 mil bicicletas, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Ainda segundo a entidade, a região sul do país ficou em segundo lugar no número de bicicletas recebidas, com mais de 78 mil unidades. Seja para o lazer, a prática esportiva ou mesmo como meio de transporte, as bicicletas estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

Não à toa, Curitiba tem investido na ampliação da malha cicloviária, espalhando ciclovias e vias compartilhadas entre bicicletas e carros pela cidade. Boa parte das pessoas inseriu os deslocamentos de bike em sua rotina, mesmo que isso não aconteça todos os dias.

Com todas essas informações, nada melhor do que morar ou trabalhar em locais que contam com bicicletários, pensando no conforto e na segurança de poder guardar a bicicleta sem correr o risco de furto, algo corriqueiro nas grandes metrópoles.

Para passear ou trabalhar

As bicicletas agradam crianças, que desde cedo gostam de aprender a andar e se divertir nos parques e praças, e adultos, que utilizam o modal como transporte para o trabalho ou para o lazer.

Os empreendimentos corporativos da Víncere contam – ou passarão a contar ainda este ano — com bicicletários para aqueles que optam pelo veículo para o uso diário como meio de transporte ou ocasionalmente.

Além da comodidade de poder estacionar com segurança, todos os edifícios têm em suas proximidades vias calmas para uso dos ciclistas, favorecendo ainda mais o deslocamento com segurança e em ambientes pensados para os ciclistas.  

Aliás, o mais novo empreendimento da Víncere na região norte de Curitiba, o Quadrata Cabral Mall, também vai oferecer essa comodidade aos seus clientes e visitantes, que poderão se deslocar de bicicleta para aproveitar as 40 lojas do strip mall.

Como implementar um bicicletário nos condomínios?

Como é uma tendência em constante ascensão, é natural que condomínios mais antigos queiram implementar um bicicletário em suas dependências. E não é nada difícil instalar um.

Antes de tudo, é preciso ter a aprovação em assembleia do investimento que será realizado no empreendimento, com a aprovação dos condôminos. Feito isso, é necessário definir o local onde ele será fixado. Dê preferência às áreas de saída do condomínio, para facilitar a mobilidade dentro do condomínio.

Defina também o tipo de bicicletário que melhor se encaixa no espaço disponível: existem opções de itens suspensos, de parede, de chão, em espiral. O mais importante é sinalizar bem a área para evitar acidentes.

Depois de instalado, é importante pensar nas regras de uso e acesso, se será por tag, chaves, biometria ou outro mecanismo de controle. 

É importante também fazer um cadastro de todos os usuários do bicicletário, para facilitar o controle e a segurança e periodicamente atualizar esta listagem.

Além de trazer vantagens de segurança e comodidade aos usuários de bicicletas, um bicicletário no condomínio valoriza ainda mais o imóvel, otimizando espaços livres e trazendo mais organização para a garagem e o espaço destinado às bikes.

Sem falar no incentivo que traz para os condôminos, de mais uma opção de prática esportiva, de lazer ou mesmo como meio de locomoção.

Nosso último lançamento residencial, o Hall Design, terá também um bicicletário para seus moradores, garantindo que esteja alinhado às tendências de mobilidade nas grandes cidades. Aproveite para conhecer o empreendimento.

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

9 dicas para a compra do primeiro imóvel
Autor: Vincere Incorporadora

9 dicas para a compra do primeiro imóvel

Separamos 9 conselhos para te ajudar na compra do primeiro imóvel e passar por esse processo de forma mais...

Expo Revestir 2024: tendências e lançamentos para os novos projetos
Autor: Vincere Incorporadora

Expo Revestir 2024: tendências e lançamentos para os novos projetos

Maior evento da América Latina aconteceu mês passado, em São Paulo, e reuniu mais de 300 marcas expositoras de...

Quais as tendências de tecnologia para moradia?
Autor: Vincere Incorporadora

Quais as tendências de tecnologia para moradia?

A Consumer Electronics Show, considerada a maior feira de tecnologia do mundo, está cada vez mais trazendo novidades para...