Como ser um bom vizinho?

Como ser um bom vizinho?
16 nov. 2023

Educação, respeito e solidariedade estão entre as características de um bom vizinho, que busca viver em harmonia com os outros moradores do condomínio

Ninguém precisa fazer do vizinho o melhor amigo – apesar de isso acontecer muitas vezes –, mas uma convivência agradável com ele sempre será benéfica. 

Afinal, é ele quem estará mais perto de você no dia a dia e, muito provavelmente, seja a pessoa que você verá com mais frequência fora do convívio familiar.

Por outro lado, alguns vizinhos nem sequer sabem seus nomes, e isso não tem problema algum. Muitos preferem viver na discrição, sem muita intimidade com a vizinhança e é um direito deles.

Na verdade, não existe um jeito certo ou errado de se viver em condomínio. Mas alguns cuidados são imprescindíveis, principalmente se você quer ser um bom vizinho.

Se preparando para morar sozinho? Veja algumas dicas neste post!

Educação sempre

Dar bom dia e boa noite não dá trabalho e nem custa nada. É apenas uma forma de ser educado. 

Você pode ampliar sua cordialidade segurando por instantes o elevador para alguém que está chegando ou se oferecendo para carregar as sacolas de pessoas idosas. 

Pequenas atitudes que não atrapalham seu dia e podem fazer o do outro melhor.

Respeito às regras

Todo lugar precisa ter regras para que a convivência seja tranquila. Respeitá-las faz parte do papel do condômino, principalmente as relacionadas ao silêncio, ao uso das áreas comuns e aos pets.

Vai precisar fazer obras no seu apartamento? Além do respeito ao horário permitido, é de bom tom avisar os vizinhos das unidades próximas que haverá mais barulho nos dias seguintes, prevenindo e minimizando problemas com home office e reuniões.

Colabore com o condomínio

A regra do sujou e limpou é importante para todas as áreas do condomínio, principalmente as comuns. Mas avistou algum probleminha ou sujeira que não foi sua? 

Se possível, junte. Se não for, comunique a portaria ou o serviço de limpeza. Viver em condomínio é colaborativo, cada um fazendo a sua parte e um pouco mais.

Bom senso

É o ponto chave da boa convivência em um condomínio! 

Você respeita as regras, é educado e simpático, mas tem aquele vizinho que não é tão agradável? Use o bom senso na hora de reclamar – seja dele ou para ele.

Ninguém precisa tolerar a perturbação dos outros, mas é preciso bom senso na hora de reclamar ou criticar também. O vizinho exagerou uma vez ou é recorrente? Outras pessoas também já se incomodaram com ele? É uma unidade de short stay?

Pense nesses pontos antes de levar sua reclamação adiante. E sempre tente uma solução pacífica, com diálogo, tolerância e respeito.

Deixe a fofoca de lado

Evite comentar assuntos relacionados aos outros vizinhos ou à equipe do condomínio. Telefone sem fio, nessas horas, costuma distorcer os fatos e a situação pode complicar para você em algum momento.

Ajude quando necessário

Um vizinho está de mudança e precisa de alguma ajuda? 

Se você estiver disponível, ofereça-se para colaborar. Uma mão sempre lava a outra e uma nova amizade pode ser construída a partir destes pequenos gestos.

Viu como não é difícil ser um bom vizinho? Ninguém quer ser visto como antipático ou inconveniente e com atitudes simples é possível proporcionar uma boa convivência e uma vida em harmonia no condomínio.

Procurando uma unidade para chamar de sua? Conheça nossos empreendimentos e venha ser um bom vizinho com a gente!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...