Quais as vantagens da sauna para a saúde?

Quais as vantagens da sauna para a saúde?
21 jun. 2022

Listamos seis benefícios dos banhos frequentes de sauna e alguns cuidados importantes: conheça algumas recomendações

As saunas estão presentes há milhares de anos na história da humanidade. Para muitas culturas, frequentar estes espaços estava relacionado a rituais sagrados, no qual era possível purificar o espírito. Na Grécia Antiga, Hipócrates, o pai da medicina, chegou a dizer que permanecer na temperatura alta podia curar qualquer doença. Esta matéria da Super Interessante traz algumas curiosidades sobre o assunto.

Há um tom de exagero na afirmação de Hipócrates, conforme a ciência conseguiu comprovar ao longo do tempo. Mas, de fato, ter a possibilidade de fazer a sauna com frequência é benéfico para a saúde em diversos aspectos. E é ainda mais prazeroso sem precisar se deslocar da privacidade e conforto do seu apartamento, como oferece o empreendimento Serra Juvevê.

Atribuem-se muitos pontos positivos de um uso regular da sauna, mas quais são eles de fato?

1 – Boa para o coração

O sistema cardiovascular como um todo tem vantagens em períodos moderados de sauna. A revista BMC Medicinepublicou uma pesquisa na qual afirma que o uso da sauna pode reduzir de 25% a 77% o risco de morte por doenças cardiovasculares. A variação do porcentual depende da frequência de banhos: 25% para 2 a 3 vezes na semana; 77% para 4 a 7 vezes.

Segundo a pesquisa, a temperatura mais elevada aumenta os batimentos cardíacos, o que representa um treino de baixa a moderada intensidade, e dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e ajudando na modulação da pressão arterial.

2 – Cérebro mais ativo

Pesquisa da Age and Aging atribui os banhos de sauna à redução de doenças neurodegenerativas, como a demência (22%) e o Mal de Alzheimer (20%). A explicação estaria pelas mesmas razões dos benefícios do sistema cardiorrespiratório na circulação do sangue: essa melhora modula a pressão, auxilia no combate às inflamações, o que contribui para a preservação das funções cerebrais.

3 – Músculos mais flexíveis

Se você é do tipo que sofre com o encurtamento muscular, fazer alongamento na sauna pode auxiliar a recuperar ou alcançar a flexibilidade desejada. Para entender isso, a lógica é bastante simples: nosso corpo tende a se sentir “mais livre” em temperaturas mais altas: basta fazer exercícios no frio e no calor para sentir a diferença. Para isso, a recomendação é de fazer os exercícios após 15 minutos na sauna.

Outros estudos também indicam a sauna para a redução de dores crônicas musculares e das articulações em quadros de artrite reumatoide, fibromialgia, entre outros.

4 – Alívio para o sistema respiratório

Outra pesquisa indicou os benefícios dos banhos de sauna frequentes para a respiração. A visita a esses espaços contribui para reduzir a probabilidade de doenças respiratórias, a exemplo da asma e da pneumonia. Além disso, a sauna pode contribuir para reduzir os quadros de sinusite, já que auxilia na limpeza das narinas, dos sinos da face e melhora a dilatação dos brônquios pulmonares.

5 – Sensação de bem-estar

Por ser um espaço em que não se recomenda o uso de eletrônicos, a sauna promove um período de relaxamento para muitas pessoas. Essa tranquilidade contribui para a sensação de bem-estar, simplesmente por haver uma pausa ao longo do dia.

Pesquisas também indicam que a sauna pode ampliar a produção de endorfina, o hormônio atribuído ao prazer, e que interfere positivamente no humor.

6 – Ajuda na insônia

O relaxamento proporcionado pela sauna pode ser um grande amigo das pessoas que sofrem com a insônia – e o sono é um dos alicerces da nossa qualidade de vida. Pelo fato de seus benefícios serem comparados a uma prática leve de exercícios físicos, a realização da sauna algumas horas antes de dormir pode ser uma boa prática para dar início ao processo de relaxamento necessário.

Quais os cuidados com a sauna?

Até agora, listamos apenas as vantagens da sauna em um uso regular. No entanto, é importante tomar alguns cuidados antes de inserir esse hábito em sua rotina:

– Visite um médico: apesar dos benefícios cardiovasculares, o uso frequente da sauna recomenda cautela para pessoas com problemas cardíacos, hepáticos e renais. Por isso, é importante se consultar com um médico para garantir que a sauna ofereça vantagens reais.

– Manutenção em dia: cuide da manutenção do espaço para que a temperatura esteja devidamente regulada. É importante que a configuração respeite as orientações do fabricante para dar a segurança necessária aos envolvidos.

– Evite choques térmicos – Uma das boas medidas antes de sair da sauna é tomar uma ducha morna para reduzir a temperatura corporal de maneira gradual. Isso vai ajudar a restaurar o equilíbrio do corpo, que estará exposto às condições naturais do ambiente.

– Hidratação e alimentação – A sauna aumenta a evaporação de líquidos do corpo e, por isso, deve ser associada a um consumo maior de água. Nos dias em que optar pela sauna, lembre-se de reforçar a hidratação. Logo após o banho de sauna, recomenda-se a ingestão de comidas leves, como as frutas. Vale a dica: evite a sauna em caso de excesso de bebidas alcoólicas no dia ou na noite anterior.

– Tempo de exposição – Os estudos indicam que de 15 a 20 minutos é o tempo necessário para o corpo colher os benefícios da sauna. Tente não ficar mais tempo do que o necessário devido ao excesso de perda de líquidos e seus riscos associados.

Quer ter a privacidade e a tranquilidade para usar a sauna quando quiser? Invista em um imóvel feito sob medida para você.

Conheça o Serra Juvevê! É possível fazer um tour por suas plantas em nosso site:

Duplex de 175 m2

– Duplex de 236 m2

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...