Rooftop: uma tendência que veio para ficar

Rooftop: uma tendência que veio para ficar
20 jun. 2023

Vista, privacidade, valorização do imóvel e de locações são algumas das vantagens deste espaço, que se tornou notório nos Estados Unidos e se espalhou por todo o globo

Nas últimas décadas, o mercado imobiliário global viveu uma transformação, especialmente na forma como são encarados os condomínios. Se antes eles eram enxergados de forma restrita como um local para se viver, aos poucos elas foram se tornando um espaço completo, capaz de se adequar aos diferentes estilos de vida de seus condôminos.

Para atingir esse propósito, os projetos passaram a incorporar diferentes áreas comuns, muito além dos salões de festas ou churrasqueiras, caso do rooftop, uma ideia americana que se globalizou. Na tradução literal, trata-se do “telhado”, mas ele vai muito além disso.

Localizado no topo dos edifícios, ele agrega uma estrutura completa para se tornar um atrativo ainda maior aos moradores. No caso do Hall Design, este espaço inclui academia, piscina com borda infinita com estrutura para aquecimento, permitindo desfrutar deste benefício mesmo nos dias mais gelados do inverno.

O rooftop também conta com um fireplace, que oferece aconchego e um clima intimista para receber convidados ou mesmo para simplesmente arejar a cabeça. O ambiente também tem outras áreas comuns práticas, como academia e coworking, totalmente alinhadas ao estilo de vida atual.

Nas grandes cidades, caso de Curitiba, a ideia é oferecer o maior conforto possível aos condôminos dentro do condomínio, com espaços que se integrem ao seu dia a dia. Sem contar, é claro, um espaço que permite a interação e a integração entre os moradores, tornando o condomínio um local muito mais agradável para se viver.

Quais as vantagens de um rooftop?

O que levou os projetos de condomínios a planejarem áreas comuns no topo dos edifícios? Há diversos benefícios desta prática, como vamos explicar a seguir:

1. Vista – Não há como negar que observar uma cidade de cima é uma das melhores sensações. Não à toa, muitas investem em torres ou outros locais turísticos que dão uma compreensão diferente sobre a cidade. No caso de um rooftop, esta vista pode ser contemplada sempre que quiser e nas diferentes perspectivas: calor, frio, nascer e pôr do sol…

Além do mais, a possibilidade de ver a cidade permite uma contemplação diferente da natureza, o que se enquadra no conceito de um empreendimento biofílico. Abordamos este tema neste artigo do blog!

2. Privacidade – Um condomínio pode ter a melhor piscina do mundo, mas, se ela estiver visível ao mundo exterior, ela perde um pouco do seu glamour. O conceito é o mesmo para todas as demais áreas comuns localizadas no alto do edifício. Pode-se desfrutar delas com privacidade e tranquilidade, sem ser incomodado.

3. Lazer e saúde – Nada melhor do que ter, dentro do condomínio, opções de lazer e para manter a sua saúde em dia. Poder passar o fim de semana ou feriado na piscina com a sua família, relaxar no spa com sauna ou fazer suas atividades físicas de forma planejada, sem pegar o carro ou ter que se deslocar. São grandes benefícios para a qualidade de vida.

4. Integração e relações sociais – Seja com amigos ou com os próprios condôminos, o rooftop é o local adequado para fomentar a integração entre os moradores, fortalecendo um senso de comunidade. Além disso, torna-se um ambiente sem igual para receber amigos e familiares em reuniões e ocasiões especiais.

5. Bem-estar – Todos esses fatores convergem para o aumento da sensação de bem-estar. É possível aproveitar o sol em dias frios, de observar a cidade para espairecer após um dia intenso de trabalho, de conversar com amigos ou vizinhos ou simplesmente de desfrutar de um espaço externo depois de um dia fechado em casa ou no escritório.

6. Valorização do imóvel – Além das questões pessoais, um rooftop com um paisagismo planejado sob medida agrega valor ao imóvel, tornando-o mais cobiçado no mercado imobiliário. Nesse quesito, trata-se de uma relação ganha-ganha: aumentam-se as vantagens individuais e econômicas.

7. Locações short stay com maior valor – Uma tendência cada vez maior, as locações de curta duração também se valorizam com a presença das áreas comuns. Assim como os demais condôminos, os eventuais visitantes se beneficiam dessa infraestrutura, o que se reflete em um valor maior de locação por dia ou por temporada.

O que você está esperando para conhecer as plantas do Hall Design e o planejamento desse rooftop, que vai tornar a sua vida muito mais agradável?

Conheça os nossos empreendimentos e acompanhe outras tendências do mercado imobiliário em nosso blog!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...