6 tendências de decoração para apartamentos

6 tendências de decoração para apartamentos
12 set. 2022

Ambientes integrados, funcionais e com mais presença da natureza inspiram cada vez mais nas decorações dos imóveis residenciais

Decorar um apartamento é uma das melhores coisas para quem acabou de conquistar um novo imóvel ou simplesmente quer repaginar o ambiente em que vive. Planejar cada cômodo do jeito que sempre sonhou, acompanhando as tendências do mercado, pode transformar a forma e o gosto de viver em um bom apartamento.

Com as mudanças nos hábitos de emprego nos últimos anos e um maior predomínio de trabalho híbrido e do home office, deixar o ambiente onde vive ainda mais funcional e confortável virou, além de tendência, uma necessidade.
Caso você queira aplicar os conceitos no ambiente de trabalho, confira aqui o que não pode faltar na decoração de uma sala comercial.

Por isso, planejamento, funcionalidade e integração são termos que se tornaram ainda mais tendência no que se diz respeito à decoração de apartamentos. Esses cuidados aliados aos gostos pessoais de cada um pode proporcionar um belíssimo e agradável ambiente para se viver.  

Listamos seis tendências de decoração para apartamentos que podem servir de inspiração!

1 – Ambientes integrados

sala decoração

Essa é uma tendência que caiu na graça das pessoas: integrar sala de estar e cozinha, ou ainda sala com varanda gourmet. Além da sensação de amplitude do espaço, a aproximação desses ambientes traz mais interação entre as pessoas da casa, proporcionando praticidade e um ótimo espaço de convivência.

Caso o ambiente esteja adaptado para o uso de assistentes virtuais, os espaços integrados facilitam o uso desses dispositivos de automação para tarefas diversas, como acender luzes ou fechar cortinas por comando de voz.

2 – Móveis planejados e funcionais

Fazer móveis planejados sempre foi e sempre será a melhor forma para otimizar todos os espaços. E isso independe do tamanho do imóvel: otimizar os móveis para que eles os espaços de forma planejada é válido tanto para apartamentos pequenos quanto para os de grande metragem.  

Isso também garante a funcionalidade do ambiente, já que tudo será projetado pensando no uso que se faz do ambiente, dos eletrodomésticos e dos móveis.

Um mobiliário pode dizer muito de uma empresa. Quer saber mais? Dá uma olhadinha neste texto.   

3 – Mais verde e cores da natureza

ambiente biofilico

Falamos recentemente sobre os empreendimentos biofílicos e os benefícios de se estar próximo da natureza e dos elementos que acalmam e trazem uma maior paz, como plantas e vistas contemplativas, tal qual a proporcionada pelo empreendimento Serra Juvevê, com sua belíssima vista para a Serra do Mar.

Além da inclusão de plantas nos cômodos da casa, abusar dos tons terrosos e mais próximos da natureza, como diferentes tonalidades de verde, também transformam o ambiente. Na hora de decorar, pense em painéis e móveis em madeira ou outros elementos naturais, que vão conversar bem com o ambiente.

4 – Conforto e minimalismo

Outras tendências na decoração para apartamentos são conforto e minimalismo. Além de funcional, a decoração deve ser confortável, que faça com que a pessoa tenha vontade de passar horas no lugar, sentindo-se bem.

Isso tudo sem grandes móveis e exageros, optando por uma decoração discreta, com somente o essencial.

O uso de peças retrô, que tragam uma memória afetiva ou remetam ao passado, também ganhou espaço na decoração, com direito ao uso de estampas abstratas e geométricas. Só tome cuidado para que essas estampas não contrastem com o minimalismo.

5 – Espelhos e boa iluminação

espelhos decoração

Os espelhos são ótimos para decoração, pois eles ampliam os ambientes, refletindo em uma sensação de espaço maior. E ambientes maiores normalmente estão relacionados a mais conforto e bem-estar.

Fácil de usar, eles são peça coringa no quesito decoração e funcionalidade, pois, além de ampliar e mostrar a beleza do ambiente, os espelhos auxiliam na iluminação.

Falando em claridade, a iluminação é importante na decoração dos apartamentos. Contar com pontos de luz e projeções de iluminação em determinados móveis pode ressaltar o ambiente.

O indicado é o uso de luzes brancas, preferencialmente de LED, para os ambientes de estudo e trabalho, e áreas como cozinha, serviço e banheiros. E luzes amarelas, que dão mais aconchego e relaxamento, para os quartos, sala de estar e jantar.

E você sabia que uma boa iluminação solar no ambiente pode fazer bem para sua saúde? Veja mais neste post!

6 – Versatilidade  

Essa é uma tendência que cresceu mais nos dois últimos anos com o aumento do trabalho híbrido e home office. A busca por móveis versáteis e adaptáveis de acordo com as necessidades, sem precisar de grandes investimentos, acompanhou a tendência.

Peças que combinam com a decoração e, ao mesmo tempo, podem ser utilizadas em outras situações, como mesas retráteis e banquetas, estão relacionadas à praticidade e ao conforto que todos buscam.

As tendências de decoração para apartamentos refletem na personalidade e estilo de vida de quem vai morar no local. Inspire-se nas dicas, mas deixe o seu canto cada vez mais com a sua cara, mesclando autenticidade e comodidade.

Que tal conferir pessoalmente mais sobre as tendências de decoração para apartamentos visitando o decorado Duplex View do Serra Juvevê? Agende a sua visita!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar
Autor: Vincere Incorporadora

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar

Independentemente do tamanho do espaço, é possível planejar uma lavanderia funcional e moderna no apartamento Quem nunca viu um...

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?

Muitos têm dúvidas entre qual profissional contratar em uma reforma ou na modificação de um cômodo de sua casa:...

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados
Autor: Vincere Incorporadora

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados

Planejamento, bons materiais e uma ajuda profissional podem fazer a diferença na reforma do apartamento: trazendo segurança e um...