
Fernanda Marques é indicada ao prêmio de melhor estúdio de arquitetura pela GoWhere Lifestyle
Arquiteta é a responsável pelos interiores do Arte Batel, último lançamento da Víncere Incorporadora A arquiteta Fernanda Marques é...
Além de trabalhar questões de saúde e de bem-estar, a técnica proporciona odores agradáveis nos ambientes da sua residência
O olfato é um dos sentidos mais apurados que temos. Afinal, quem não gosta de sentir um cheirinho de bolo saindo do forno, de um café fresco recém passado ou ainda da terra molhada da chuva? Todos esses odores normalmente remetem a coisas, a lugares, a pessoas, muitas vezes já proporcionando automaticamente uma sensação de bem-estar.
Esse sentimento não é à toa: estudos comprovaram os benefícios proporcionados pelos aromas, que relaxam e estimulam diferentes partes do cérebro. Com isso, a aromaterapia se tornou uma técnica complementar em questões relacionadas às saúdes mental, física e emocional.
Para fazer uso da aromaterapia em casa, utilizam-se os óleos essenciais. Encontrados em mercados e em farmácias, eles podem ser extraídos de inúmeras plantas e cada um apresenta propriedades distintas, com finalidades também específicas, como o controle de dores, da ansiedade, antisséptico, calmante e até no combate às enfermidades.
Veja algumas opções de óleos essenciais:
– Alecrim: para concentração, alívio de dores de cabeça e insônia.
– Lavanda: para desestressar, pois proporciona relaxamento.
– Camomila: para dores em geral, principalmente musculares e inflamações.
– Eucalipto: para problemas respiratórios, como sinusites, rinites e asmas. Também é ótimo para afastar insetos.
– Melaleuca: para desodorizar, com suas propriedades bactericida e antiviral.
– Laranja: assim como a cor no ambiente, o aroma estimula a criatividade e auxilia na digestão.
Além dessas ações, a aromaterapia em casa é reconhecida por melhorar o humor, a qualidade do sono e reduzir os níveis de estresse.
Precisando de ajuda para decorar seu imóvel? Veja algumas dicas neste link.
Agora que você já conhece os aromas, está na hora de escolher como aplicá-los na sua residência. É possível utilizar os óleos de variadas formas, mas as mais comuns são:
– Por difusor: que dispersa de tempos em tempos o óleo pelo ambiente ou nos modelos de varetas;
– Por spray: para borrifar nas áreas nas quais se deseja aromatizar e desfrutar dos benefícios.
Ainda, é viável realizar a aromaterapia individualizada, por meio da inalação dos aromas (pingando algumas gotas na mão) ou aproveitar dos odores em massagens, escalda-pés, banhos de imersão, entre outros.
Caso você aprecie mais de um aroma, pode-se utilizar separadamente em cada ambiente da casa, tendo em vista que cada odor tem a sua propriedade específica. Veja exemplos:
– Sala de estar: perfumes cítricos, como laranja, limão e tangerina, que promovem a harmonia e o bem-estar.
– Quartos: opte por aromas relaxantes e que acalmem, como aloe vera, camomila e lavanda.
– Cozinha: como o cheiro de comida é uma constante no local, misturar aromas pode ser um pouco complicado. Por isso, prefira os odores de temperos, como manjericão, orégano e canela.
– Banheiro: capim-limão, menta, pinho e outras opções herbais são boas para refrescar o ambiente.
– Escritório/ área de estudo: fragrâncias que ativam a mente, como laranja, hortelã e alecrim.
Viu como é fácil usar a aromaterapia na sua residência? Apenas tome cuidado para não abusar, pois em excesso podem ser prejudiciais e ter o efeito contrário.
Como saber se estou usando em excesso? Procure respeitar as orientações de uso das embalagens. Os óleos essenciais são concentrados, por isso uma ou duas gotas costumam ser o suficiente para se desfrutar. Com cautela e bom senso, pode-se aproveitar os benefícios que a aromaterapia proporciona para a saúde, além de deixar sua casa sempre perfumada.
Que tal aplicar no seu novo imóvel? O Serra Juvevê é perfeito para você aromatizar todos os ambientes, contemplando a bela vista da Serra do Mar.
Arquiteta é a responsável pelos interiores do Arte Batel, último lançamento da Víncere Incorporadora A arquiteta Fernanda Marques é...
Independentemente da nomenclatura, estar em um apartamento localizado no último andar de um condomínio é uma experiência única Amplo...
Conheça o empreendimento que une requinte, conforto e lazer completo em um endereço nobre no coração do Batel, em...