Como manter seu apartamento aquecido durante o inverno

Como manter seu apartamento aquecido durante o inverno
07 ago. 2023

Região sul do país costuma registrar temperaturas baixas nesta época do ano e manter o apartamento aquecido é bom para a saúde e para o bem-estar familiar

O inverno na região sul do Brasil muitas vezes é rigoroso e castiga os desprevenidos, podendo fazer frio inclusive dentro de casa. 

Se você é do tipo que valoriza o conforto térmico, algumas medidas podem ser tomadas para garantir a preocupação com o frio apenas enquanto estiver fora de casa.

Seja durante um dia de home office ou após um longo dia de trabalho, a primeira coisa que se pensa é em relaxar em casa: um banho quente, uma roupa confortável e um ambiente aquecido para bater um papo com a família, se entreter com os dispositivos eletrônicos ou ler um bom livro.

Saiba como aquecer seu apartamento nos dias mais frios e trazer todo esse momento para sua família.

Decoração apropriada

Quem mora em regiões mais frias, como a capital paranaense, sabe que, ao pensar na decoração da casa, é preciso cogitar também os dias frios de inverno. 

Uma decoração apropriada, além de ornar com o clima da cidade, pode amenizar um pouco o mal estar de baixas temperaturas.

Para isso, pense em cortinas com tecidos mais encorpados e grossos, tapetes do estilo felpudo nas salas e quartos e mantinhas nos sofás e poltronas – que, além de aquecer, podem agregar na decoração do ambiente.

Almofadas e puffs também confortam bastante em dias frios. Em relação às cores, prefira as quentes, como amarelo, vermelho ou laranja, e sobre os tecidos, procure por peças em lã ou tricô.

Veja algumas dicas de decoração para apartamentos compactos!

A escolha do piso ideal

Ainda está começando a mobiliar sua casa e já quer se garantir nisso?

Procure por pisos mais quentes. Com isso, esqueça o porcelanato, que é gelado, e opte pela madeira natural, que é isolante e resistente, ou ainda os laminados, que são mais em conta e também é um piso mais aquecido.

Seu imóvel já veio com porcelanato? Aposte nos tapetes para deixar o ambiente mais quente.  

E não esqueça de garantir o piso aquecido nos banheiros com controle por termostato, um diferencial extremamente válido para o clima do inverno. Este benefício é entregue nas unidades do Hall Design, último lançamento da Víncere Incorporadora.  

Iluminação natural

O inverno tem como características dias mais ensolarados e secos, com pouca chuva. Sendo assim, aproveite a iluminação natural para aquecer os ambientes, deixando as cortinas abertas para o sol entrar, principalmente em imóveis com plantas voltadas para a face norte, caso do Serra Juvevê.

Lembre-se de todos os dias abrir um pouco as janelas para renovar a circulação de ar e não esqueça de fechá-las quando o sol se pôr. Feche portas e janelas para manter o calor no ambiente por mais tempo.

Na iluminação da casa, aposte em lustres, pendentes e luminárias ou abajures, que, com uma iluminação indireta, proporcionam mais sensação de calor e bem-estar.

Um cuidado com as janelas

O caminho de entrada natural do frio, especialmente nos apartamentos, é por meio das janelas. O vento mais forte nos andares mais altos costuma aproveitar brechas e se infiltrar, reduzindo a temperatura do ambiente interno.

Uma das opções sugeridas é o vidro duplo, muito usado na Europa. De forma simples, ele evita a troca de ar entre o clima frio exterior e o quente do ambiente interno, dando mais conforto térmico. 

Use a tecnologia a seu favor

Aparelhos de ar-condicionado com a função quente, aquecedores elétricos, lençóis térmicos, toalheiro aquecido e lareiras portáteis são algumas das opções que você pode investir para utilizar nos dias frios.  

Algumas residências contam com opção de aquecimento do ambiente, que também pode ser um bom investimento para manter a casa quentinha e confortável.

Com essas dicas, você garante um apartamento aquecido e um inverno quentinho, com muito conforto para você e sua família.

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...