Quais as tendências de tecnologia para moradia?

Quais as tendências de tecnologia para moradia?
08 abr. 2024

A Consumer Electronics Show, considerada a maior feira de tecnologia do mundo, está cada vez mais trazendo novidades para as casas e apartamentos

A disseminação da tecnologia em nossas vidas difundiu o conceito de smart home: as casas inteligentes. Cada vez mais, busca-se integrar tecnologia, design e processo construtivo de modo a ampliar o conforto, a segurança e o controle das casas. Nesse contexto, os moradores gerenciam a temperatura, o nível de iluminação, os acessos ao condomínio, entre outros critérios.

Um dos eventos mais reconhecidos no mundo nesse quesito é o Consumer Electronics Show (CES), que apresenta novidades em todas as áreas, incluindo tendências de tecnologia para moradia. A cada edição, a iniciativa recebe mais de 135 mil pessoas de 161 países do mundo, somando mais de 4,3 mil expositores dos mais variados setores, incluindo smart homes.

Em um mundo no qual temos cada vez mais controle de nossas vidas pela palma da mão, por meio dos smartphones, há uma expectativa de que tanto os condomínios quanto as residências se tornem mais inteligentes. Não é de se estranhar um mundo no qual as nossas casas estejam cada vez mais próximas do que vimos em filmes e desenhos que imaginavam o futuro, como Os Jetsons.

Mas quais são as tendências de tecnologia para moradia apresentadas neste evento?

Você sabe o que é uma fachada de alta performance? Explicamos com detalhes neste artigo do blog!

– TVs com telas transparentes e dobráveis

Não só no Brasil, as televisões costumam ter um espaço reservado na sala de estar na cultura de outros países. Uma das inovações são as chamadas telas transparentes, que podem ser associadas a todos os tipos de decoração.

Com resoluções cada vez mais impressionantes, as telas transparentes apareceram, em um primeiro momento, voltada a hotéis e aplicações comerciais. No entanto, elas cabem perfeitamente em apartamentos e ambientes das smart homes, trazendo novas possibilidades de ocupação do espaço.

Outra TV que chamou a atenção foi a dobrável: sim, assim como os celulares, ela pode ser dobrada e facilmente guardada.

– Camas inteligentes

Não é segredo que dormir é uma das atividades mais importantes de nossas vidas. Os smartwatches e outros dispositivos já trazem mais informações sobre a qualidade e a quantidade de sono envolvido – ainda que não estejam totalmente calibrados.

Nesse contexto, notou-se uma demanda cada vez maior de dados sobre o sono. Por isso, um dos produtos da feira foi uma cama inteligente. Integrada com sensores biométricos e um aplicativo próprio, o equipamento apresenta inúmeros insights e informações sobre a vida do usuário.

– Controle avançado de iluminação

Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de 13% das residências já tenham dispositivos para controle da iluminação. A CES mostrou que esses dispositivos estão se tornando mais acessíveis, amigáveis e intuitivos para seu uso – inclusive facilitando a interação com as assistentes virtuais já disponíveis no mercado.

Além da preocupação com o acesso à iluminação solar, sabe-se que a gestão da iluminação é um dos caminhos também para ampliar a qualidade do sono. Mas o foco não está apenas no ato de dormir: a ideia é que esse gerenciamento permita a criação de experiências personalizáveis, seja para uma festa, uma recepção de amigos, entre outras possibilidades.

– Segurança sempre em destaque

Entre as tendências de tecnologia para moradia, um assunto que não sai de moda é a segurança. Esses dispositivos estão saindo de fábrica com novas funcionalidades, tais como a evolução do reconhecimento facial e capacidade de detecção de movimento muito avançada.

Esse tipo de dispositivo entra na mira tanto dos condôminos quanto dos próprios condomínios, visto que os controles de acesso trazem muita tranquilidade à circulação interna.

– Banheiras imersivas

Imagine chegar cansado do trabalho e relaxar em uma banheira imersiva?

Ela permite controlar o volume e a temperatura da água, o nível de iluminação, a névoa gerada e os aromas… Basicamente, cria um ambiente totalmente diferente para relaxar a mente, acalmar o corpo e renovar o espírito.

Você sabe quais são as vantagens da sauna para a sua saúde? Explicamos no blog!

Essas são algumas das tendências de tecnologia para moradia apresentadas no maior evento de tecnologia do planeta. Há uma tendência de que, cada vez mais, os equipamentos das casas estejam conectados entre si – por meio do smartphone ou de assistentes virtuais –, trazendo um controle total da residência aos seus ocupantes.

Está em busca de um imóvel em Curitiba? Conheça os empreendimentos já desenvolvidos pela Víncere Incorporadora em localizações estratégicas da capital paranaense!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hall de entrada e seu impacto em um empreendimento
Autor: Vincere Incorporadora

Hall de entrada e seu impacto em um empreendimento

Cartão de visita, o hall de entrada transmite as primeiras impressões a respeito de um edifício, tornando-se importante para...

Apartamentos openview: a busca por integração
Autor: Vincere Incorporadora

Apartamentos openview: a busca por integração

Este modelo de planta traz mais versatilidade aos imóveis, fazendo com que se alinhem ao interesse dos proprietários em...

As vantagens de morar em um condomínio misto
Autor: Vincere Incorporadora

As vantagens de morar em um condomínio misto

Empreendimentos incluem unidades residenciais e comerciais em um mesmo local, agregando valor para aqueles que residem no imóvel Já...