Boas opções de plantas para apartamentos

Boas opções de plantas para apartamentos
02 jan. 2024

Algumas espécies vivem muito bem em espaços internos, tornando-se ótimas alternativas para decoração, além de trazerem vida para os ambientes

Plantas dão vida aos ambientes. 

Além de serem ótimas opções de decoração e de ornamentação de imóveis, elas trazem mais cor e alegria aos apartamentos. Mas, para acertar na escolha das melhores plantas para apartamentos, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Algumas espécies de plantas são extremamente adaptáveis a locais fechados, desde que recebam muita incidência de sol e claridade. Outras preferem lugares com menos luminosidade. Há ainda aquelas que vivem bem em ambientes abertos, como as escadas, floreiras e varandas.

Por isso, antes de encher sua casa de plantas, pense nas melhores espécies para cada ambiente, o espaço em que elas vão ficar, o quanto demandam de cuidados, entre outros.

Plantas para apartamentos: quais os melhores tipos?

Não precisa ser nenhum expert em plantas para comprá-las e decorar seu apartamento, mas conhecer o básico da espécie é fundamental, principalmente em relação a como ela se adapta e vive melhor.

Pesquise ou pergunte no local em que for comprar:

– A planta prefere mais ou menos claridade?

– Quanto de água deve dar e em qual periodicidade?

– Ela gosta de calor ou de climas amenos?

– Precisa de muito espaço ou um local pequeno é suficiente?

Com essas questões respondidas, fica mais fácil pensar na espécie ideal e no local onde ela será colocada.

Alguns tipos mais comuns de plantas para apartamento, principalmente os compactos, são as flores pequenas, como as orquídeas, as violetas ou as suculentas. Essas são ideias para pessoas que não têm muito espaço e tempo para um cuidado diário.

Outras espécies maiores também são muito procuradas para apartamentos, como as espadas de São Jorge e alguns modelos de palmeiras, como a ráfia, a costela de Adão, a pau d’água, o lírio da paz, entre outras.

As plantas suspensas, como as samambaias, também são excelentes para apartamentos e, além de não ocupar espaço no chão, combinam com todos os estilos de decoração.

Local para a planta e sua funcionalidade

O espaço ideal para a planta em apartamento vai depender da espécie escolhida e da sua funcionalidade. É apenas decorativa, para dar mais cor ao ambiente? Caso ela fique bem em pequenos vasos, pode ser colocada sobre as mesas da sala, central e nas cabeceiras dos quartos.

Ela vai ser usada para energizar o local? É viável deixá-la naquele cantinho zen ou na sala de estar, locais de relaxamento e de descontração. 

São plantinhas de temperos? A varanda ou mesmo a cozinha são bons locais para elas. Apenas tome cuidado para que elas não fiquem próximas ao fogão e expostas às altas temperaturas.

Cuidados básicos

Cada estilo de planta exige um tipo de atenção, mas, no geral, todas elas precisam de adubo – que fornece os nutrientes para que elas cresçam bem e saudáveis -, e dos cuidados gerais, como retirar as folhas mortas, ficar de olho nos fungos e molhar sempre que necessário.

Mantenha também os vasos sem acúmulos de água, para prevenir a proliferação do mosquito da dengue. Se possível, tenha um borrifador para dar aquela refrescada nas plantas nos dias mais quentes.

Se tiver dúvidas ou perceber dificuldades para a adaptação das plantas, procure instruções de profissionais quando necessário e aproveite as suas plantas dentro do seu apartamento!

Alguns empreendimentos da Víncere Incorporadora, como o Hall Design e o Serra Juvevê, contam com floreiras integradas à fachada, com irrigação automática e design biofílico.

Saiba quais os benefícios das floreiras para os moradores

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...