Dicas de decoração para apartamentos compactos

Dicas de decoração para apartamentos compactos
10 jul. 2023

Ideia é otimizar os espaços e dar dicas de como ampliá-los, deixando os ambientes mais confortáveis e convidativos

Engana-se quem pensa que mobiliar e decorar um apartamento de menor metragem seja mais fácil do que os de grandes tamanhos. Fazer a decoração para apartamentos compactos requer planejamento e estratégia, para que todos os espaços possam ser bem utilizados e otimizados de acordo com o ritmo e o estilo de vida de seus ocupantes.

Uma vantagem é clara: decorar um apartamento com esse perfil é muito mais em conta do que os maiores. Sendo assim, é possível utilizar a verba para investir em comodidades e itens que favoreçam o bem-estar e a forma de ocupar este espaço.

Vamos lá?

Quer saber qual estilo de decoração combina com você? Clique aqui.

Planejamento em primeiro lugar

Um apartamento compacto favorece em muitos aspectos na decoração. É muito mais fácil pensar na funcionalidade e na disposição dos móveis considerando as suas características, independentemente do formato da planta.

Por isso, contrate um arquiteto ou um designer de interiores para que ele possa captar a essência dos ambientes e dos moradores e apresentar um modelo de decoração criativa e funcional.

Não quer contratar ninguém? Isso não é um problema. Faça o planejamento mesmo assim, listando quais os pontos prioritários para cada ambiente, o que a família deseja em cada cômodo, o estilo que mais combina com todos e algumas ideias de disposição dos móveis.

Alguns aplicativos especializados em design podem auxiliar na escolha de estilo, como o HomeStyler Design, que simula a decoração de um ambiente, ou mesmo o Pinterest, que traz ideias e conceitos interessantes para aplicar na decoração do imóvel.

Na hora de ir às compras, procure por móveis suspenso e armários planejados, que otimizam ainda mais todos os cantinhos do apartamento, independentemente da sua metragem.

Quanto mais clean, melhor

Apartamentos compactos pedem pouca decoração. Caso contrário, é poluição visual na certa. Essa é uma boa oportunidade para fazer a limpa nos pertences, abrir mão de guardar itens sem uso e desnecessários e começar uma vida nova com mais desapego. Você pode doar, vender ou mesmo presentear amigos e parentes com peças que não precisa mais.

O clean também deve estar na coloração do apartamento, das paredes e dos pisos. Aposte nas cores claras – tons pastéis, branco, nude, bege -, que criam uma impressão de amplitude. 

Nesta abordagem, quem dará a vida aos ambientes serão itens como almofadas, quadros, vasos e outros objetos decorativos, lembrando que cada ambiente pede uma coloração de decoração diferente, como tonalidades fortes na cozinha e na sala, tons mais relaxantes nos quartos – ou nos espaços pensados para este fim, no caso de um estúdio.

Veja mais ideias de como utilizar as cores na decoração neste post.

Iluminação em abundância, mas sem exageros

Se um ambiente clean favorece a decoração para apartamentos compactos, a iluminação deve ser integrada como parte do projeto. Valorize a iluminação natural, que faz bem para a saúde e para o bem-estar, mas não esqueça de investir na artificial também.

Aplique as luzes brancas e amarelas, de acordo com os ambientes, seus usos e momentos: nas horas de maior movimentação e concentração, opte pelas luzes brancas. Nas áreas mais voltadas ao conforto e ao relaxamento — ou mesmo no período noturno –, as luzes amarelas podem estar em destaque, inclusive em spots.

Móveis espelhados e espelhos pelos ambientes

Os espelhos ajudam a dar profundidade aos espaços, por isso a aposta neles é certeira na decoração para apartamentos compactos. Eles contribuem para a sensação de continuidade e são boas opções para os móveis e para a decoração da sala e do quarto.

Além de funcionais, os espelhos são úteis ao contribuir para a iluminação e, afinal, quem não gosta de dar aquela olhadinha para ver se o look está ok?!

Gostou das dicas de decoração para apartamentos compactos? Funcionais e otimizados, eles podem oferecer muito charme e bem-estar para seus moradores e convidados.  

Conheça as unidades compactas do novo empreendimento Víncere Incorporadora: Hall Design.

(Imagem: Freepik)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...