Por que investir em uma marcenaria inteligente?

Por que investir em uma marcenaria inteligente?
24 abr. 2023

Aproveitamento de espaços, funcionalidade e móveis únicos são alguns dos benefícios desta prática, que permite deixar um imóvel com a sua cara

Muitos querem adquirir um imóvel para conseguir decorá-lo da forma como sempre sonharam. A ideia é fazer com que o imóvel tenha a sua cara, dentro de um estilo que mais combine com você.

É claro que a estética tem um papel fundamental, especialmente por nos manter confortáveis e felizes, especialmente em um projeto que favoreça a iluminação natural. Mas a funcionalidade e a praticidade não podem perder o seu valor: e a marcenaria inteligente entra justamente nestes dois quesitos.

Mas o que é marcenaria inteligente?

Em geral, pensa-se na marcenaria inteligente em imóveis de menor metragem, no qual é preciso encontrar soluções para otimizar os espaços. No entanto, todos os apartamentos, inclusive os maiores, podem se beneficiar de um planejamento estruturado, voltado a tirar o melhor de cada cômodo.

Por meio da marcenaria inteligente, é possível conciliar os sonhos de um proprietário de imóvel: ter espaços funcionais, práticos e bonitos, adequados às atuais tendências de decoração, que privilegiam a versatilidade de ambientes integrados e móveis planejados.

Uma outra questão de destaque e que se torna essencial para muitos moradores: a maioria dos móveis oriundos da marcenaria inteligente são únicos, visto que são desenhados e planejados para um espaço. Ou seja, ganham o aspecto de singularidade dentro da concepção do imóvel.

Não quer se preocupar com a decoração? Já pensou em investir em um imóvel decorado? Conheça as vantagens neste artigo do blog!

Quais os conceitos da marcenaria inteligente?

Um dos exemplos de boa aplicação da marcenaria inteligente é este projeto decorado pelo arquiteto Jaime Bernardo em um duplex do Serra Juvevê. A planta visa garantir o bom aproveitamento e otimização de espaços de forma inteligente e sofisticada: confira aqui.

Assim como em diversas outras áreas, a tecnologia se tornou uma aliada daqueles que trabalham no segmento. A evolução dos softwares permite um planejamento cada vez mais completo dos ambientes, fazendo simulações variadas antes de definir a respeito de um projeto.

Por outro lado, novas tecnologias, como a impressão 3D, permitem a manipulação de móveis nos recortes e possibilidades mais complexas. Isso, associado ao conhecimento e a habilidade dos marceneiros, potencializa os benefícios e as aplicações da marcenaria inteligente.

Entre eles, é possível mencionar:

– Aproveitamento de espaços – Desde o princípio, os móveis planejados são desenhados de acordo com os espaços disponíveis e visando atender o propósito desejado pelo proprietário. Há diferenças de concepção, cores e de funcionalidade para um armário localizado em um escritório, quarto ou lavanderia.

– Espaços funcionais – Gavetas “escondidas”, espaços para guardar documentos embaixo de camas e sofás, gavetas voltadas aos documentos pessoais… As possibilidades são inúmeras dentro da marcenaria inteligente. Trata-se apenas de adaptar o projeto ao imóvel e suas demandas.

– Organização em foco – Lavanderia e banheiros são áreas funcionais e úteis de qualquer imóvel. Já imaginou conseguir esconder a sua máquina lava e seca? Ter um armário sob medida para guardar vassouras, rodos e produtos de limpeza? Um bom projeto é capaz de “esconder” muitas coisas sem perder a sua praticidade.

– Integração de ambientes – É cada vez mais comum projetos que integrem sala de jantar e de estar ou mesmo casais que optam por eliminar um quarto em prol de um espaço de convivência mais amplo. A marcenaria inteligente auxilia a trazer um conceito de ordem na planta, fazendo a integração entre os ambientes ou incluindo elementos que possam separá-los sem a necessidade de uma parede.

– Peças flexíveis – No conceito de home office, muitos estão se adaptando à rotina de trabalhar em casa. Isso inclui o investimento em móveis voltados para essa finalidade: as peças flexíveis ou móveis retráteis costumam se encaixar bem, visto que permitem que uma sala de estar ou um quarto se adapte aos momentos de trabalho, transformando-se em um escritório.

São inúmeras possibilidades da marcenaria inteligente, especialmente para os apartamentos. A ocupação inteligente, com espaços e ambientes bem desenhados e funcionais também pode ser um diferencial nas locações short stay. Este modelo de aluguel tem ganhado cada vez mais corpo, justamente por se adequar a profissionais envolvidos em projetos de curto e médio prazo.

Conheça os nossos empreendimentos e acompanhe outras tendências do mercado imobiliário em nosso blog.

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...