Dicas para uma boa iluminação para o apartamento

Dicas para uma boa iluminação para o apartamento
02 fev. 2023

Mesmo projetos bem desenhados como o do Serra Juvevê necessitam de um planejamento para garantir uma boa iluminação para o apartamento

A iluminação é um fator preponderante em um apartamento. Ela consegue transformar ambientes e garantir mais qualidade de vida aos moradores, especialmente com uma incidência de luz natural e inclusive respeitando o ciclo circadiano.

No entanto, mesmo um imóvel com um projeto estruturado precisa de um planejamento para garantir uma boa iluminação para o apartamento. É o caso do Serra Juvevê, cuja área residencial se inicia apenas a partir do 11º andar e conta com amplas aberturas para a entrada  de luz natural.

Em primeiro lugar, é preciso pensar na característica de cada ambiente:

– Sala de estar – É um espaço de convívio e de relaxamento. O ideal é garantir a iluminação e, ao mesmo tempo, deixar um ar aconchegante. Por isso, uma das dicas é evitar luzes brancas ou muito fortes e apostar em pontos estratégicos ou em luminárias com um bom direcionamento de luz.

– Sala de jantar – O momento da alimentação requer uma boa iluminação, especialmente no período noturno, e o projeto precisa garantir que a mesa de jantar tenha a luminosidade necessária. Uma das dicas é cuidar com a distância dos abajures para as mesas.

– Cozinha – Ao contrário da sala de jantar e de estar, a cozinha necessita de uma iluminação mais clara, geralmente com luzes frias (que não fazem sombra ou calor). A organização dos móveis também deve propiciar que a incidência de luz fique aberta.

– Quartos – No caso dos quartos, é o ambiente para dormir. Por isso, a preocupação é em garantir o aconchego necessário. Use e abuse de lâmpadas, abajures e luminárias e em tecnologia como os dimmers, que possibilita controlar a intensidade da luz.

– Banheiros – O banheiro tem um aspecto funcional. A região na qual as mulheres usam para se maquiar e os homens fazem a barba deve ter uma luz branca mais forte. Em geral, a dica é para mesclar a luz amarela no teto e a branca nos espelhos ou pontos no qual precisam de iluminação mais direta.

– Escritórios – Em um contexto de home office e trabalho híbrido, os escritórios têm um papel importante na dinâmica da casa. Sendo assim, as luzes frias são as mais indicadas e deve-se apostar em luminárias e iluminação direta.

Conheça também algumas tendências de decoração para a sua casa!

Veja algumas dicas para garantir uma boa iluminação para o apartamento:

– Luz central – O planejamento de cada ambiente passa necessariamente pela localização da luz central e sua irradiação. A sua escolha de potência, localização e direcionamento acaba fazendo com que abra espaço para as luzes indiretas.

– Direcionamento – Ao observar a luz central, é possível atuar de forma mais direcionada. Numa sala de estar, pode-se apostar em luminárias, abajures e outras estratégias para que alguns cômodos não fiquem no escuro – mas que haja essa possibilidade se for esse o interesse.

– Aproveite a luz indireta – É uma boa estratégia para valorizar objetos de decoração, já que se trata de uma iluminação não focada em um ponto. O propósito com esse planejamento é criar espaços de sombra.

– Use as diferentes temperaturas – Enquanto os tons brancos/azuis estimulam, os amarelos criam ambientes mais íntimos. É comum que se opte pela primeira em banheiros, cozinhas e escritórios, e as amarelas na sala de estar e quartos. Um bom projeto vai garantir o uso adequado, de acordo com o propósito do morador.

– Aposte na tecnologia – O LED e os dimmers são dois bons exemplos de tecnologia que se tornaram acessíveis e de fácil uso. As lâmpadas em LED contam com os mais variados formatos (até mesmo em fita), o que facilita a solução de diversos ambientes em uma iluminação complementar.

No caso dos dimmers, eles permitem controlar a intensidade da luz, algo que é muito importante para fomentar o sono ou estimular a produtividade.

– Valorize os espelhos – A disposição dos espelhos também pode contribuir na criação de uma maior luminosidade, visto que pode refletir as luzes naturais e artificiais.

Quando se elabora um planejamento para um imóvel, o foco está em criar o equilíbrio entre a decoração e a iluminação. As cores também têm um aspecto preponderante em toda essa construção, inclusive em espaços com propósitos específicos, como os escritórios, onde a produtividade é a principal busca.

Aproveite para fazer um tour virtual pelas plantas do Serra Juvevê e descubra soluções para um projeto visando garantir uma boa iluminação para o apartamento.

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar
Autor: Vincere Incorporadora

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar

Independentemente do tamanho do espaço, é possível planejar uma lavanderia funcional e moderna no apartamento Quem nunca viu um...

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?

Muitos têm dúvidas entre qual profissional contratar em uma reforma ou na modificação de um cômodo de sua casa:...

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados
Autor: Vincere Incorporadora

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados

Planejamento, bons materiais e uma ajuda profissional podem fazer a diferença na reforma do apartamento: trazendo segurança e um...