A importância das floreiras em um empreendimento

A importância das floreiras em um empreendimento
25 maio. 2023

Vistas em especial pelo aspecto estético, a inclusão de floreiras em projetos traz outros benefícios aos moradores

As floreiras estão integradas à fachada do Hall Design, o novo empreendimento da Víncere Incorporadora. Em uma estrutura contemporânea com floreiras, é possível perceber como as plantas se integram ao projeto de forma harmoniosa, seguindo os princípios da bioarquitetura, conceito que explicamos neste artigo do blog.

A presença das floreiras é só mais um dos fatores sustentáveis do Hall Design. Em seu projeto, estão incluídos painéis fotovoltaicos para geração de energia para áreas comuns, bike lab (que disponibiliza bicicletas para os moradores), reaproveitamento de água de chuva para a irrigação das floreiras, pontos para carros elétricos, entre outras vantagens.

Este cuidado visa otimizar o empreendimento tanto do ponto de vista econômico quanto na busca pelo bem-estar de seus moradores.

As floreiras no empreendimento desenvolvido pela incorporadora parece impactar apenas no aspecto estético. No entanto, a presença deste elemento no layout gera diversos outros benefícios para os seus futuros moradores.

Abaixo, nós listamos, ao menos, cinco vantagens das floreiras para os ocupantes do Hall Design:

1. Relaxamento e bem-estar

Há estudos que mostram como o chamado design biofílico contribui para o bem-estar das pessoas em ambiente de trabalho. Esta lógica vale também para os espaços de moradia.

“Isto significa que trazer elementos que permitem a conexão direta com a natureza ou conexões indiretas para dentro de um ambiente urbanizado pode ajudar a nos recuperar mentalmente e aliviar nossas atividades do dia a dia, a fim de manter o bem-estar positivo”, diz a pesquisa realizada pelo Human Spaces.

Estas conexões são construídas com elementos naturais em projetos: plantas, pedras, madeira, cores e padrões que remetem à natureza. Além disso, a inclusão de elementos naturais no projeto se alinha aos princípios de um empreendimento biofílico.

2. Qualidade do ar

Estima-se que a poluição seja um dos principais fatores causadores de morte e de problemas de saúde nas grandes cidades. Por isso, incluir floreiras em um projeto como o do Hall Design contribui para a qualidade do ar de um apartamento.

As plantas fazem a conversão do gás carbônico em oxigênio por meio da fotossíntese, o que significa que são capazes de filtrar o ar em seus ambientes internos.

Essa atuação se reverte positivamente para os moradores, especialmente na redução de doenças relacionadas a fatores alérgicos, como as rinites, e mantém a umidade do ar, o que contribui para evitar quadros mais graves de sinusite.

3. Redução de ruídos

Assim como a poluição, outro ponto gatilho para o estresse em muitas pessoas são os ruídos da cidade, especialmente o volume do trânsito. Nesse contexto, as floreiras contribuem para barrar e reduzir os incômodos ruídos urbanos.

Da mesma forma que funcionam contendo a entrada dos sons da rua, as floreiras agem no sentido inverso: diminuem a intensidade do ruído gerado no interior dos apartamentos. Em outras palavras, contribuem para uma relação mais harmoniosa entre os vizinhos.

4. Conforto térmico

As floreiras são uma presença coringa em uma cidade como Curitiba.

Essa camada de vegetação perto dos vidros contribui para manter a sensação de frescor nos dias mais quentes do verão e auxilia na proteção contra o frio mais intenso durante as frentes frias. Ou seja, é um elemento natural fundamental capaz de garantir conforto e tranquilidade para os moradores.

Além da comodidade térmica, as plantas auxiliam sob a perspectiva econômica. Afinal de contas, mais conforto térmico significa menor necessidade de ar-condicionado ou de aquecedores, reduzindo o custo mensal dos apartamentos.

5. A presença de aromas

Nossa sensação de bem-estar em um ambiente é construída por vários fatores que, muitas vezes, não são analisados conscientemente. Nem sempre consideramos os ruídos e a falta de conforto térmico como fatores estressores, e a mesma lógica se aplica aos aromas.

Como demonstramos neste artigo, a aromaterapia estimula diferentes partes do cérebro, ainda que de maneira inconsciente.

Com localização privilegiada, o Hall Design está no coração do Centro Cívico de Curitiba e mescla o conforto de suas áreas internas, com pé direito elevado, à privacidade de áreas comuns em andares altos. Conheça os nossos empreendimentos e venha conversar com o nosso time de atendimento!

(Imagem: Fachada do Hall Design)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...