Ano novo, limpeza geral: saiba como limpar seu guarda-roupas
Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...
Ter uma pequena plantação na varanda ou na lavanderia do apartamento proporciona economia, praticidade e uma alimentação mais saudável.
Unir elementos que possibilitem uma vida mais saudável é o que muita gente almeja, não é mesmo?
Ter a sua disposição comida sem agrotóxico e ter a oportunidade de acompanhar todo o processo de desenvolvimento de um alimento é um dos prazeres que algumas pessoas podem vivenciar ao montar uma horta em casa.
Além de colher o próprio alimento e comer tudo fresquinho, a atividade oferece mais praticidade – pois tudo estará dentro do apartamento, sendo muito mais acessível e proporcionando até mesmo inovação na culinária –, e economia, quando comparado com o crescente preço dos mercados, hortifrutis e sacolões das cidades.
Sem falar na possibilidade de um novo hobby, por que não? Mas por onde começar para ter uma horta caseira?
Veja alguns tipos de plantas ideias para o apartamento.
A escolha do local depende muito do que vai ser plantado.
Para os iniciantes, que nunca mexeram com terra, o ideal é começar pelos temperos. Existe uma infinidade de temperinhos que podem ser plantados e cultivados em ambientes fechados e que se desenvolvem muito bem – falaremos mais sobre eles na sequência.
Para eles, pequenos vasos próximos à janela funcionam, assim como as floreiras. Outra opção é coloca-los em prateleiras na cozinha. Agora, se a ideia é plantar legumes e verduras, será necessário um espaço e vasos maiores, que podem ser colocados na sacada, no garden, na lavanderia ou até na área de serviço, por exemplo.
Projetar uma parede verde na área da churrasqueira: por que não?
Você conhece os telhados verdes? Eles trazem muitos benefícios aos moradores.
Como dissemos anteriormente, a escolha do local está ligada ao que vai ser plantado.
Veja algumas opções tanto de temperos como de legumes e frutas que se desenvolvem bem dentro do apartamento:
Antes de começar, aproveite para juntar as sementes e os caroços dos alimentos que consome no dia a dia: eles são ótimos para o replantio.
Escolha o tamanho dos vasos de acordo com o que deseja plantar: cada alimento pede uma dimensão apropriada para o desenvolvimento do fruto. Os temperos podem ser colocados em vasos pequenos, enquanto as frutas e as verduras necessitam de espaços maiores.
Os vasos podem ser de plástico, de cerâmica ou mesmo de material biodegradável, feitos de fibra de coco, por exemplo. Compre também terra, adubo e os substratos adequados para o plantio. Neste caso, uma loja especializada pode auxiliar no momento da compra e indicar os produtos mais apropriados para cada cultura.
As plantas vivem de luz e de água. No início, regue com mais frequência, até que ela comece a se desenvolver. Cuidado para não exagerar, pois, como o espaço é menor, a água se acumula com mais facilidade.
Adube e faça a poda sempre que for preciso, de acordo com a necessidade de cada tipo de planta. E fique de olho nas pragas: formigas, lagartinhas ou outros insetos que possam incomodar e interferir no desenvolvimento do tempero ou do alimento.
Talvez seja o passo mais importante: afinal de contas, montar uma horta em casa exige tempo, trabalho, dedicação e paciência para esperar o processo de desenvolvimento de cada plantinha.
Feito isso, é só colher e desfrutar da sua alimentação orgânica e sem agrotóxicos cultivada por você mesmo!
(Imagens: Freepik)
Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...
Arte do “mais é mais” domina o conceito do maximalismo, que se opõe ao conhecido “menos é mais” do...
Adaptações às tendências pessoais, aos avanços tecnológicos e à sustentabilidade devem guiar o mercado imobiliário Qual o futuro do...