Lavanderia funcional no apartamento: como organizar

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar
19 jun. 2024

Independentemente do tamanho do espaço, é possível planejar uma lavanderia funcional e moderna no apartamento

Quem nunca viu um apartamento com uma máquina de lavar em um espaço que não é o da lavanderia? Comum em espaços menores e mal planejados, a lavanderia é uma área da residência que precisa de certa atenção, principalmente pela funcionalidade e conveniência que ela pode oferecer aos moradores.

Não existe um tamanho ideal para uma lavanderia funcional no apartamento, desde que ela seja bem projetada e se mantenha organizada. 

Para isso, é necessário pensar em tudo o que é essencial para este espaço. Dessa maneira torna-se mais fácil estruturar a distribuição de mobiliários e equipamentos.

Por onde começar?

Para organizar uma lavanderia funcional no apartamento, é preciso ter ideias. Por isso, pode ser bastante útil contar com a ajuda e expertise de um profissional, especialmente se o espaço for reduzido.

Essa pessoa ou empresa poderá dar dicas para otimizar os espaços, mesclando funcionalidade, praticidade e tornando o ambiente agradável.

Você sabe qual a diferença entre um arquiteto e um designer de interiores? A gente explicou aqui.

Organização é fundamental

Por mais que seja uma lavanderia, local da casa que não costuma receber visitas ou a presença constante de pessoas, ela não precisa ser feia ou desorganizada. E nada melhor do que organizadores para manter tudo em ordem.

Caixas, cestos, gaveteiros, armários e outros itens podem ajudar nesta tarefa. Tente manter tudo que seja relacionado à lavanderia – produtos de limpeza, ferro de passar, panos e baldes, vassouras, aspirador, entre outros –, dentro desse espaço, para não se perder depois para localizar as coisas.

E o contrário também é válido: não coloque nada que não esteja relacionado à lavanderia no espaço destinado a ela. Esse cuidado ajuda para que o ambiente não vire uma bagunça e se transforme em um depósito.

Conforto e praticidade

Ser prático, hoje em dia, é sinônimo de economia de tempo, que pode ser usado em outras atividades – sejam profissionais, para o lazer ou mesmo para o ócio. Sendo assim, a praticidade em uma lavanderia funcional no apartamento é essencial.

Máquina lava e seca é muito útil, principalmente em uma cidade como Curitiba. Elas são muito práticas para épocas mais úmidas ou com pouca disponibilidade de sol.

Apostar em varais retráteis, que ficam praticamente imperceptíveis, também é um bom investimento.

Via de regra, a parte superior da lavanderia fica vazia, enquanto a máquina e os organizadores ficam nos móveis planejados. Aproveite essa parte para colocar cabideiros, nichos, prateleiras e armários suspensos. Eles podem ser muito funcionais para armazenar os produtos de limpeza e para a distribuição das roupas.

Pense também em uma bancada, que certamente será bastante utilizada para dobrar a roupa limpa, podendo servir inclusive como tábua de passar. Se não houver muito espaço, essa bancada pode ser retrátil, sendo aberta apenas nos momentos de uso.

Veja algumas dicas para que a reforma no apartamento não seja um problema.

A cozinha é coladinha com a lavanderia? Coloque uma porta de correr para separar os ambientes. Além da separação, vai evitar que o cheiro da comida vá para a roupa lavada.

Em relação aos acabamentos, prefira os de fácil limpeza e manutenção nas superfícies e revestimentos com baixa absorção de água e alta resistência. Combinar a coloração dos materiais com os eletrodomésticos também dará um toque ao ambiente. Lembrando que paredes claras dão sensação de amplitude do espaço.

Quer deixar a lavanderia funcional no apartamento e ainda mais a sua cara? Decore com plantas, quadros ou mesmo adesivos, que trazem cor, personalidade e alegria ao ambiente.

Veja aqui algumas das tendências para mobiliar em 2024!

Procurando um apartamento em Curitiba, nos melhores bairros da cidade, para chamar de seu? Confira nossas opções disponíveis e venha conversar conosco.

(Imagens: Freepik)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual o impacto da Taxa Selic no mercado imobiliário?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual o impacto da Taxa Selic no mercado imobiliário?

Indicador básico de juros do país, a Selic se torna uma referência para as demais taxas do país, inclusive...

As vantagens de morar perto do trabalho
Autor: Vincere Incorporadora

As vantagens de morar perto do trabalho

A localização de um imóvel é de extrema importância e pode estar alinhada aos afazeres diários, como trabalho e...

Corretor de imóveis para locação residencial: qual o seu papel?
Autor: Vincere Incorporadora

Corretor de imóveis para locação residencial: qual o seu papel?

Estamos acostumados a ver este profissional nas negociações de vendas, mas qual o papel do corretor de imóveis para...