Reforma do apartamento: veja alguns cuidados

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados
05 jun. 2024

Planejamento, bons materiais e uma ajuda profissional podem fazer a diferença na reforma do apartamento: trazendo segurança e um cronograma mais fiel à realidade

Reformar um apartamento é sempre um momento que gera grande expectativa. Seja para dar uma nova funcionalidade aos ambientes ou apenas para renovar o visual, iniciar a reforma do apartamento exige atenção, cuidado e planejamento. Afinal de contas, serão dias (ou meses) de impacto e não se quer que nada saia errado. 

Antes de mais nada, estabeleça o que precisa ser reformado. Só o banheiro? Alterar a cozinha, tirar a parede dos quartos? Liste quais as reformas são necessárias e as priorize, colocando por ordem de necessidade.

Apesar de parecer ser mais fácil mexer em tudo de uma vez só, pode ser mais prudente realizar a reforma do apartamento em uma obra de cada vez, principalmente se você não tiver como sair do ambiente. 

Essa avaliação precisa levar em conta não apenas o aspecto financeiro, mas a rotina da casa. Já imaginou uma reforma em meio a um período de reuniões constantes no home office? O desafio pode ser encontrar o momento adequado para a reforma do apartamento.

Já viu as tendências para mobiliar neste ano? Confira aqui.

Planejamento e orçamento

Tão importante quanto definir o que será reformado é determinar qual o valor a ser gasto ao longo da reforma do apartamento. A estimativa deve incluir a mão de obra e todo material que será utilizado. Não esqueça de separar um valor para custos extras, já que as eventualidades podem acontecer.

Estabelecer um cronograma de prazos também é válido, para se ter uma ideia do tempo que a reforma do apartamento vai durar e ajudar no planejamento como um todo. Isso é importante também para avaliar o impacto que causará à rotina.

Já tenha em mente que é normal que obras e reformas de apartamento atrasem e levem um pouco mais de tempo do que o previsto para a conclusão. 

Contratação profissional

Profissionais qualificados são fundamentais para a avaliação de toda parte estrutural e de viabilidade da obra. Essas pessoas também vão verificar todos os aspectos hidráulicos e elétricos e qualquer possível barreira que possa comprometer a reforma do apartamento.

Ademais, essas pessoas têm um olhar diferente sobre a reforma do apartamento e podem sugerir ideias novas para modernizar ainda mais o ambiente ou torná-lo mais funcional. Por exemplo, que tal adaptar uma floreira na sua janela?

Materiais de qualidade

Dependendo do tipo de contrato, os custos dos materiais que serão utilizados já estão incluídos no valor do serviço. Certifique-se de que todo o material da reforma seja de primeira linha, com garantias e qualidade certificada, conforme estipulado em contrato.

Independentemente de participar ou não da compra dos materiais, pesquise sobre todas as opções que possam ser aplicadas na reforma do apartamento, a fim de ter capacidade de conversar sobre o assunto com as pessoas envolvidas.

Em relação ao tipo de material, considere fatores além da estética, como a facilidade para limpeza e a resistência, por exemplo. A durabilidade também deve ser considerada – afinal de contas, ninguém quer obras de novo em pouco tempo, certo?

Você sabe o que desvaloriza um imóvel? Veja aqui alguns itens importantes.

Descarte adequado

Toda reforma de apartamento que se preze gera entulhos e resíduos. 

Por isso, é importante dar a destinação correta ao material, organizando os ambientes com segurança e visando a sustentabilidade ao longo de todo o processo da obra.

Se necessário, verifique as regulamentações municipais e o que determina a Convenção do Condomínio quanto ao descarte, para fazer tudo de acordo com a legislação e evitar multas ou outras sanções.

Respeite os vizinhos

A Convenção do Condomínio estabelece horários e dias para a realização de obras. Essas regras  devem ser aplicadas, especialmente para garantir o respeito em relação ao barulho e eventuais incômodos para os vizinhos. 

Estar em conformidade com o horário de silêncio, movimentação de cargas e profissionais por elevadores de serviço, entre outros cuidados, evitam problemas também com o condomínio e com as pessoas que também são afetadas pela sua reforma do apartamento.

Seguindo essas recomendações, é possível fazer a reforma do apartamento de forma organizada e tranquila, gerando o mínimo de impacto para a sua rotina e a do condomínio.

Conheça os empreendimentos desenvolvidos pela Víncere Incorporadora e se encante!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar
Autor: Vincere Incorporadora

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar

Independentemente do tamanho do espaço, é possível planejar uma lavanderia funcional e moderna no apartamento Quem nunca viu um...

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?

Muitos têm dúvidas entre qual profissional contratar em uma reforma ou na modificação de um cômodo de sua casa:...

A importância do descarte adequado e do reuso de materiais na construção civil
Autor: Vincere Incorporadora

A importância do descarte adequado e do reuso de materiais na construção civil

Construção do estacionamento do Quadrata Cabral Mall faz reuso de materiais na construção civil, como concreto, piso e entulhos,...