Por que morar em Curitiba?

Por que morar em Curitiba?
17 abr. 2023

Com um dos 10 melhores IDHs do país, a capital do Paraná está entre as 10 maiores cidades do país e se destaca pela sua organização, transporte público, clima, áreas verdes, ambiente de negócios e limpeza

Curitiba é uma das 10 melhores cidades para se viver no Brasil. Pelo menos é o que aponta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – critério adotado pela ONU baseado em renda, educação e saúde. Não à toa, o sonho de muitas pessoas é de morar em Curitiba, conhecida pelo seu transporte público, suas áreas verdes e pelo “perfil europeu” em comparação aos demais municípios do país.

A capital do Paraná é reconhecida como uma das cidades mais organizadas do Brasil. Isso se deve a um planejamento que vem desde o século passado, com grande influência de Jaime Lerner, conhecido como um dos 25 pensadores mais inovadores do mundo pela revista norte-americana Time. Parte disso se deve aos planos diretores, que direcionaram o crescimento da cidade.

Um documento elaborado em conjunto pelo Sebrae e pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN) explica que o plano diretor preza pelo “fortalecimento da economia local”, considerando o “ordenamento das atividades econômicas do município” e “busca de alternativas para seu pleno desenvolvimento”.

Entre as áreas organizadas por um plano diretor, encontram-se questões perceptíveis por boa parte dos cidadãos, como o transporte público, serviços públicos, lazer, moradia (zoneamento) e infraestrutura urbana e outras que nem sempre são percebidas pelas pessoas, como o saneamento e políticas que interferem diretamente na geração e empregos.

Um dos impactos de um plano diretor foi no planejamento e implantação do Centro Cívico de Curitiba, que reuniu os edifícios dos poderes executivo, legislativo e judiciário na capital. A ideia, inclusive, inspirou a construção de Brasília.

Por que morar em Curitiba?

Atualmente, a cidade conta com 1,9 milhão de habitantes, dentro das 10 maiores do país. Se for considerada a Região Metropolitana (que conta com 29 municípios), o número de habitantes supera os 3 milhões. Veja, abaixo, outros 5 pontos de destaque da cidade:

– Clima – O Brasil é um país tropical, com temperaturas quentes em boa parte, inclusive no inverno. Mas não em Curitiba, reconhecida como a capital mais fria do país. Em boa parte do ano, as manhãs são mais geladinhas do que na média, com aquecimento ao longo do dia, inclusive no inverno e seus dias típicos de céu azul e sol brilhante.

Se você é do time que gosta do frio ou de temperaturas mais amenas, Curitiba vai facilmente te fisgar.

– Áreas verdes – Um dos pontos de destaque de Curitiba é a quantidade de áreas verdes. São vários parques, praças e locais destinados à prática esportiva ou para momentos de relaxamento. O parque mais conhecido da cidade é o Barigui, reduto das capivaras, um dos animais que marcam a paisagem do município.

São cerca de 60m2 de área verde por habitante, enquanto o mínimo recomendado pela OMS é de 12m2 por habitante.

– Transporte público – Uma das grandes marcas de Curitiba, conforme demonstramos neste artigo. A capital paranaense foi pioneira na criação dos BRT (Bus Rapid Transit), o sistema de canaletas exclusivas para o transporte coletivo. A presença desses corredores de transporte induziu o crescimento de Curitiba tanto no aspecto de negócios quanto na moradia.

Ao todo, a cidade conta com 74 quilômetros de vias exclusivas para ônibus. Estes locais se tornam um caminho natural de ocupação para a população em caminhadas, corridas e pedaladas – algumas ciclovias, inclusive, implantadas nestes locais.

– Ambiente de negócios – Um ranking do ministério da Economia coloca a cidade na terceira posição em ambiente de negócios, atrás apenas de Sorocaba e de Belo Horizonte. Este índice avaliou 61 municípios com mais de 500 mil habitantes e leva em conta um tripé de fatores: mercado local, competição com agentes já estabelecidos e ordenamento íntegro e justo. É possível checar o relatório neste link.

Alguns fatores pesam para a cidade receber esta avaliação:

– Está a cerca de 100 quilômetros de um dos principais portos do país, o de Paranaguá;

– É a primeira capital na conexão entre as duas regiões mais ricas do país, a Sul e a Sudeste;

Entenda mais sobre o ambiente de negócios de Curitiba neste artigo do blog.

– Limpeza – Se há algo que chama a atenção em Curitiba é a limpeza. O trabalho de zeladoria da cidade costuma ser muito bem executado, especialmente na comparação com outras cidades do país. Dessa forma, chama a atenção das pessoas pelo ar de cuidado e higiene.

Na década de 1990, a cidade ficou reconhecida por uma campanha de marketing que disseminou o reaproveitamento de resíduos, com a “família folha”. Ela marcou uma geração e incluiu as discussões a respeito de reciclagem para a população.

Quer morar em Curitiba? Conheça os nossos empreendimentos e acompanhe outras novidades do mercado imobiliário em nosso blog.

(Imagem: Luiz Costa /SMCS)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar
Autor: Vincere Incorporadora

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar

Independentemente do tamanho do espaço, é possível planejar uma lavanderia funcional e moderna no apartamento Quem nunca viu um...

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?

Muitos têm dúvidas entre qual profissional contratar em uma reforma ou na modificação de um cômodo de sua casa:...

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados
Autor: Vincere Incorporadora

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados

Planejamento, bons materiais e uma ajuda profissional podem fazer a diferença na reforma do apartamento: trazendo segurança e um...