Por que você deve escolher um imóvel com coworking?

Por que você deve escolher um imóvel com coworking?
31 jul. 2023

Novas dinâmicas incluem a possibilidade de trabalho remoto ou híbrido na rotina, o que faz com que condomínios com coworking ganhem destaque

(Imagem do Coworking do Hall Design)

O home office ou a possibilidade de trabalhar alguns dias em casa (trabalho híbrido) foi o sonho de muitas pessoas durante algum tempo. Muitas empresas, porém, impediam essa dinâmica por receio de afetar a produtividade ou até mesmo pela falta de uma estrutura para seus trabalhadores em relação à tecnologia e serviços.

Essa situação, contudo, se transformou completamente a partir de 2020, em meio à pandemia. A necessidade de isolamento social obrigou muitas empresas e colaboradores a se adaptarem a uma rotina de home office. A partir disso, o coworking em condomínios passou a ser visto com outros olhos, especialmente por oferecer estrutura de trabalho profissional sem mexer na dinâmica da área privativa.

Uma pesquisa realizada pela Consultoria Gallup demonstrou algumas perspectivas em relação ao futuro do trabalho. Algumas análises obtidas foram:

– 59% dos colaboradores preferem trabalhar sob um regime híbrido;

– 32% gostariam de um modelo totalmente remoto;

– 9% apenas optariam por um regime totalmente presencial;

Entre o modelo de trabalho híbrido, não há consenso em relação à organização:

– 24% gostariam que houvesse um número mínimo de dias de trabalho presenciais por semana;

– 16% esperam que toda a equipe trabalhasse junto presencialmente em alguns dias da semana;

– 22% acreditam que os gestores deveriam coordenar para que todas as pessoas que atuam em conjunto estivessem juntas no escritório;

– 38% gostariam de organizar a agenda de trabalho presencial de forma autônoma.

O que dizem as empresas?

Na perspectiva dos patrões, a possibilidade de ter uma rotina com dias de trabalho em casa parece ser viável no Brasil. De acordo com a pesquisa da Grant Thornton, o pós-pandemia inclui uma rotina com dias de trabalho em casa ou até mesmo o home office permanente.

– 32% dos executivos pretendem manter o home office de forma permanente;

– 45% avaliam essa possibilidade;

– 15% não pretendem tornar o formato permanente, mas admitem essa possibilidade;

– 7% descartaram totalmente o trabalho remoto.

Acompanhe o blog da Víncere Locações para descobrir tendências sobre a locação de salas comerciais e até mesmo de gestão de pessoas.

O papel de um coworking

São diversos os benefícios de um coworking no condomínio residencial para profissionais com direito ao home office ou trabalho híbrido. Este espaço auxilia a ter uma estrutura de trabalho adequada para ampliar a produtividade no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, cria uma separação física entre a vida pessoal e profissional.

– Otimize o seu tempo

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstrou que 20% da população que vive em regiões metropolitanas do Brasil leva mais de uma hora para chegar ao trabalho. Ou seja, o home office pode garantir mais “duas horas” a serem utilizadas, sejam voltadas exclusivamente ao trabalho ou a outras atividades pessoais.

Já pensou no impacto que isso pode ter em sua vida no médio e longo prazo?

Descubra outras maneiras como o Hall Design gera bem-estar aos seus moradores!

– Reduza custos

Não ter a obrigação de se deslocar diariamente resulta também em uma queda de custos. Afinal de contas, a maior parte dos meios de transporte exige gastos: seja o transporte público ou o individual (gasolina, manutenção de carro).

Portanto, além de ganhar tempo, você terá mais recursos para aplicar em outras prioridades, como uma viagem de férias ou mesmo na decoração do seu apartamento!

– Mais produtividade

Muitas pessoas optam por trabalhar presencialmente pela dificuldade de concentração. É difícil para elas focarem no ambiente caseiro.

Quando se chega ao coworking, ganha-se essa separação física necessária entre o espaço de trabalho e de casa, o que permite ampliar a produtividade.

– Infraestrutura

Como falamos no início do artigo, muitas pessoas migraram para o home office de forma improvisada. As casas não tinham mesas adequadas ou mesmo o espaço necessário para montar uma estação de trabalho.

O coworking de edifícios como o Hall Design investe em uma infraestrutura com internet de alta velocidade, conexões e muito conforto e privacidade.

– Networking

Muitas pessoas estão na mesma circunstância de trabalho do que você em relação ao home office, inclusive os seus vizinhos. O coworking pode ampliar o seu networking sem sair de casa. Incrível, não?

Desfrute com respeito às regras

É ideal que o condomínio estabeleça regras claras em relação ao funcionamento do coworking, como horários, exigência de silêncio, se existe a possibilidade de receber clientes ou se a portaria pode ser usada para receber itens.

Independentemente disso, é simples se adaptar à possibilidade de apenas pegar um elevador para ir trabalhar, resultando em mais qualidade de vida e tranquilidade.

Conheça o Hall Design, o último empreendimento da Víncere Incorporadora.

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...