A importância do descarte adequado e do reuso de materiais na construção civil

A importância do descarte adequado e do reuso de materiais na construção civil
29 maio. 2024

Construção do estacionamento do Quadrata Cabral Mall faz reuso de materiais na construção civil, como concreto, piso e entulhos, diminuindo o impacto da obra

O setor de construção civil está inovando em busca do aumento da sustentabilidade. Como demonstramos neste artigo, em 2022, o país gerou 48,3 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição. Como ainda é impossível construir sem gerar impactos, um dos caminhos mais eficientes é investir em meios adequados de descarte e reuso de materiais na construção civil.

Este é um dos caminhos que a Víncere Incorporadora inclui em seus processos e que se reflete em seu último empreendimento, o Quadrata Cabral Mall. Em uma área de 13 mil m2, o empreendimento deve somar 5 mil m2 de área construída, acrescentando mais de 40 operações no coração de um dos bairros mais nobres de Curitiba, o Cabral.

Nos processos iniciais do Quadrata Cabral Mall, a Víncere Incorporadora adotou a prática de britagem. Ela consiste em recolher o asfalto existente no local, caso de concreto, piso e entulho. Na sequência, eles passam por um maquinário que processa este material e o devolve em partes menores. Dessa forma, ele pode ser usado como sub-base para a instalação da nova pavimentação de todo o estacionamento.

Este foi um dos caminhos escolhidos pela empresa para reduzir o descarte e garantir o reuso de materiais na construção civil. Um outro benefício é o fato de este processo acontecer nas proximidades do canteiro de obras, o que evita o uso de caminhões para fazer a retirada e o deslocamento de rejeitos. Com isso, diminuem-se as emissões de gases poluentes na atmosfera relacionadas à logística.

Quer saber como nós reduzimos os impactos de nossos projetos? Explicamos em detalhes neste artigo!

Outros cuidados

Uma estimativa da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) é que 70% do “entulho” de obras é descartado incorretamente no país.

Para evitar este tipo de problema e respeitar as legislações ambientais, os projetos da Víncere Incorporadora seguem um Plano de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil.

Com base nele, é possível determinar as melhores práticas para o depósito de resíduos gerados dos mais diversos tipos de materiais de forma segregada: entulho, produtos perigosos e itens para coleta seletiva.

Estes materiais são destinados a caçambas adequadas e posteriormente recolhidos por empresas homologadas e especializadas na sua remoção ou destinação para os locais legalizados para descarte. No meio, costuma-se utilizar o jargão “bota-fora” para este tipo de produto ou, no caso dos reutilizáveis, faz-se o envio para armazéns de reciclagem.

Dentro da política de reuso de materiais na construção civil, os materiais novos que sobram das obras vigentes são encaminhados para um novo projeto, garantindo um ciclo de vida mais inteligente.

Conheça a história da Víncere Incorporadora, uma das referências do segmento na capital paranaense.

Para o consumidor

Além da obra em si, a Víncere Incorporadora se preocupa também com a obtenção de reconhecimentos e certificações para seus empreendimentos em seu uso no dia a dia:

– O JG1698 conta com a Certificação Fitwel The Viral Response Module – módulo de resposta aos vírus. Ou seja, o local garante a mitigação de transmissão de doenças pelas vias aéreas. Explicamos em detalhe neste artigo.

– A Certificação LEED, por outro lado, garante o uso mais inteligente e adequado de energia, água e redução de envio de resíduos para os aterros sanitários e para a geração de CO2. Dos edifícios desenvolvidos pela Víncere Incorporadora, o Neo Corporate foi contemplado com o certificado Leed Gold; e o JG1698 a certificação Leed Platinum.  Saiba mais neste artigo.

– No caso dos empreendimentos com foco comercial, é possível obter este tipo de certificação. Nos residenciais, a Víncere Incorporadora investe em tecnologias que garantam benefícios para os ocupantes. É o caso das fachadas de alta performance, que geram isolamento térmico e acústico, controlam a umidade, aumentam a eficiência energética, além de protegerem a estrutura.

Este tipo de cuidado em projetos e a oferta de boas condições para os futuros ocupantes é uma forma de a empresa reforçar o seu comprometimento com o meio ambiente. O papel de cada empresa – dentro do contexto de sustentabilidade e de ESG – é buscar meios e tecnologias para fazer mais, incorporando essas práticas a projetos inovadores para transformar a paisagem das cidades de forma consciente.

Saiba mais sobre os empreendimentos já desenvolvidos pela Víncere Incorporadora em localizações estratégicas da capital paranaense!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar
Autor: Vincere Incorporadora

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar

Independentemente do tamanho do espaço, é possível planejar uma lavanderia funcional e moderna no apartamento Quem nunca viu um...

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?

Muitos têm dúvidas entre qual profissional contratar em uma reforma ou na modificação de um cômodo de sua casa:...

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados
Autor: Vincere Incorporadora

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados

Planejamento, bons materiais e uma ajuda profissional podem fazer a diferença na reforma do apartamento: trazendo segurança e um...