O que é uma fachada de alta performance?

O que é uma fachada de alta performance?
14 dez. 2023

Investimento nesta área vai além da estética, englobando sustentabilidade e custos menores na manutenção e na durabilidade dos materiais

A concepção de uma fachada de alta performance transcende a mera preocupação estética. Em uma era marcada pelo avanço contínuo das tecnologias construtivas, as incorporadoras estão abraçando conceitos fundamentais de sustentabilidade e de durabilidade em seus projetos.

Mais do que simples elementos visuais, as fachadas modernas desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar dos ocupantes, como no caso da presença de floreiras, e na redução do impacto ambiental, refletindo um compromisso com as demandas contemporâneas.

Você sabe como o Hall Design gera bem-estar aos seus moradores? Confira neste artigo!

Por que investir em uma fachada de alta performance: segurança, conforto e economia

Uma fachada de alta performance não apenas agrega valor visual a um edifício, mas também proporciona benefícios tangíveis aos moradores. Dentre essas vantagens, destacam-se aprimoramentos significativos em termos de segurança, conforto e redução de custos operacionais.

Entre eles, é possível mencionar:

Isolamento térmico e sonoro – As fachadas de alta performance são projetadas com sistemas avançados de isolamento térmico, proporcionando ambientes internos mais confortáveis ao promover a regulagem da temperatura interna, além de controle do som externo. Isso não apenas reduz a dependência de sistemas de climatização, mas também promove a eficiência energética, seguindo os princípios da construção sustentável.

Controle de umidade – Cidades com grande variação térmica, como é o caso de Curitiba, costumam ter variações de umidade em determinadas épocas do ano. Um bom planejamento e o uso de materiais adequados reduz este fator, algo que é visto com bons olhos pelos moradores.

Eficiência energética – As tecnologias voltadas à eficiência energética decorrem do uso de materiais inovadores e métodos construtivos avançados por parte das incorporadoras. Dessa forma, reduz-se a necessidade de uso de energia elétrica, além de uma otimização de outros elementos naturais, caso do vento e da luz natural.

Proteção da estrutura – Além da função estética e térmica, as fachadas de alta performance desempenham um papel vital na proteção dos elementos estruturais do edifício. Elas atuam como uma barreira eficaz contra agentes externos, como chuva, vento e poluição, prolongando assim a vida útil da estrutura e minimizando a necessidade de reparos frequentes.

O caminho para a alta performance

Quando o tema é uma fachada de alta performance, critérios elevados de escolha de materiais e métodos de construção são fundamentais. Parte dessa evolução decorre também da aplicação de inteligência artificial na arquitetura, conforme demonstramos neste artigo do blog.

Nesse contexto, há alguns aspectos que interferem na eficiência de uma fachada de alta performance:

– Fachadas ventiladas – Um projeto adequado e a escolha de materiais eficientes permitem a circulação de ar entre a camada externa e a parede do edifício, ajudando a regular a temperatura interna, reduzindo a condensação e proporcionando benefícios notáveis no conforto de seus moradores.

– Resistência – Materiais de alta durabilidade são um requisito dentro desta área. Eles têm maior capacidade de resistir às intempéries e ao envelhecimento, garantindo não apenas uma fachada visualmente atraente a longo prazo, mas também minimizam os custos de manutenção. Esse cuidado contribui para a valorização de um imóvel.

– Sustentabilidade – Materiais para uma fachada de alta performance não necessariamente elevam o custo de um projeto, visto que há uma percepção tanto das incorporadoras quanto dos clientes sobre a importância dos requisitos sustentáveis no canteiro de obras.

– Padrão construtivo elevado – Condomínios de alto padrão são reconhecidos pelos investimentos na infraestrutura, conforme demonstramos neste artigo. Os consumidores deste perfil reconhecem os benefícios do investimento neste tipo de estrutura.

As fachadas de alta performance vão além da estética, abraçando conceitos fundamentais de sustentabilidade e de durabilidade, que melhoram a qualidade de vida e aumentam a eficiência de um projeto.

A integração de isolamento térmico, eficiência energética e proteção estrutural proporciona não apenas ambientes mais seguros e confortáveis, mas também reflete o compromisso de uma incorporadora com práticas construtivas responsáveis.

Ao escolher materiais e métodos alinhados a esses princípios, as empresas contribuem não apenas para a satisfação e qualidade de vida dos futuros moradores, mas também para um futuro mais sustentável e resiliente, em linha com as demandas de ESG atuais.

Procurando um imóvel que esteja alinhado às boas práticas do setor e ofereça uma fachada de alta performance? Conheça os nossos empreendimentos!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...