Como as incorporadoras podem contribuir para a segurança do condomínio?

Como as incorporadoras podem contribuir para a segurança do condomínio?
21 dez. 2023

Sistemas de monitoramento, infraestrutura para cabeamentos, boa iluminação e controle de acesso estão entre as opções para aumentar a segurança do condomínio

Sentir-se seguro! Esse é um dos principais quesitos buscados pelas pessoas quando o assunto é moradia, principalmente nas grandes cidades. Uma boa infraestrutura associada a itens que transmitam segurança é o combo perfeito para garantir a segurança do condomínio.

Nesse contexto, as incorporadoras têm importância, pois são responsáveis pelo planejamento a pela estrutura necessária, entregando empreendimentos que contribuam para a segurança no condomínio durante o seu uso.

As incorporadoras desempenham um papel fundamental na promoção da segurança em condomínios. Afinal de contas, são elas que estão envolvidas do estágio inicial de desenvolvimento imobiliário até a entrega final do projeto.

Veja, abaixo, algumas maneiras pelas quais as incorporadoras podem contribuir para que os condôminos se sintam mais seguros:

– Planejamento de segurança

Incorporadoras podem contar com o auxílio de especialistas em segurança desde o planejamento do projeto para identificar e mitigar potenciais riscos.

Considerar elementos como iluminação, áreas comuns seguras, controles de acesso e até mesmo o layout da edificação pode ser benéfico para a segurança e atrair ainda mais interessados pelo projeto.

Não são apenas as câmeras, os muros altos e a vegetação que passam a sensação de cuidado e de segurança.  

– Respeito às normas locais

Cumprir todas as normas e as regulamentações locais relacionadas à segurança em edificações garante que o projeto esteja em conformidade com os padrões estabelecidos pelo município.

– Tecnologia integrada

É possível implementar sistemas de segurança modernos e integrados, como câmeras de vigilância, monitoramento 24 horas, controle de acesso eletrônico, por biometria ou reconhecimento facial, alarmes, entre outros.

É preciso garantir que esses sistemas sejam instalados de maneira eficaz e que haja manutenção regular para evitar falhas, que podem colocar em risco toda a segurança do condomínio.

Nesse sentido, toda a infraestrutura necessária para cabeamento precisa ser devidamente pensada para este propósito. Além disso, utilizar a inteligência artificial na arquitetura também é uma boa estratégia para modernizar o condomínio em prol da segurança.

– Iluminação adequada

Ter uma boa iluminação nas áreas comuns, nas garagens e entradas e saídas aumenta a visibilidade e inibe atividades criminosas. Inclusive, auxilia a prevenir acidentes entre os próprios condôminos.

Controle de acesso

Cuidar das entradas do condomínio é fundamental para garantir um local mais seguro. 

Implementar sistemas de controle de acesso eficientes, como portões automáticos, portarias eletrônicas, entradas via cartões magnéticos/tag, biometria ou reconhecimento facial vai restringir a entrada de pessoas não autorizadas.

O sistema de clausuras com portões duplos e verificação em duas etapas, nas entradas das garagens e na portaria principal, também é uma boa forma de proporcionar mais segurança – incluindo na entrega de deliverys e produtos por pessoas de fora do condomínio.

Além disso, a implementação de guaritas com vidros espelhados impede que as pessoas de fora acompanhem a circulação interna.

Empresas parceiras de segurança

É importante estabelecer parcerias com empresas de segurança privada para reforçar a vigilância e o monitoramento, especialmente em áreas com maior incidência de criminalidade.

Após a entrega do empreendimento, é interessante recomendar algumas ações para dar continuidade à segurança, como:

– Treinamento dos colaboradores

Oferecer capacitação para todos os colaboradores do condomínio sobre práticas seguras, conscientização de riscos e procedimentos de emergência é fundamental para que todos estejam sempre atentos.

Essa prática pode ser aplicada aos condôminos também, principalmente em relação ao momento de entrada e de saída do condomínio. Ser precavido nunca é demais, não é mesmo?

Manutenção de áreas verdes

Pode parecer besteira, mas, principalmente em condomínios clubes ou com muitas áreas comuns, manter as áreas verdes e os espaços comuns limpos e bem cuidados evita a formação de esconderijos e melhora a visibilidade como um todo.

Obras mais sustentáveis? Veja como isso é possível.

– Feedback e melhorias contínuas

Ter disponível um sistema para receber feedback dos moradores e realizar avaliações periódicas da eficácia das medidas de segurança, ajustando-as conforme necessário, é uma medida que pode funcionar para aprimorar ainda mais a segurança do condomínio.

Ao adotar uma abordagem abrangente e proativa em relação à segurança, as incorporadoras podem criar condomínios mais seguros e atrativos para os moradores, ao mesmo tempo em que valorizam o investimento imobiliário.

Os empreendimentos da Víncere Incorporadora são pensados para garantir a segurança de seus moradores. Conheça as unidades disponíveis.

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...