Ano novo, limpeza geral: saiba como limpar seu guarda-roupas
Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...
Entender qual o seu momento atual pode ajudar a tomar a melhor decisão, a de vender ou alugar um imóvel
Investir em imóveis é sempre uma boa opção, conforme já dissemos anteriormente por aqui. Independentemente do tamanho do apartamento, sendo de grandes metragens ou no estilo stúdios e compactos, a procura é sempre crescente. A grande questão está em decidir qual o mais vantajoso: vender ou alugar o imóvel?
Se você investiu em imóveis e tem essa dúvida, mostraremos alguns fatores a se considerar, que envolvem desde a localização do apartamento até a situação econômica do país.
Acompanhe para entender melhor.
As duas opções continuam sendo lucrativas, seguras e melhores do que outros tipos de investimentos existentes no mercado. Por isso, analise com calma e estratégia os seguintes pontos:
Entenda como se compõe a sua renda mensal e analise se é mais vantajoso para o momento ter um imóvel em seu nome, porém alugado e com uma entrada mensal, ou se, por hora, é melhor ter o valor de venda investido em outros imóveis, negócios ou mesmo para uso emergencial.
Lembre-se de que é possível que o imóvel não esteja sempre alugado e, por isso, o potencial lucro pode se transformar em um custo a mais no mês, considerando as taxas de condomínio, luz, água e as outras despesas básicas bancadas pelo proprietário.
Quer investir para alugar? Veja algumas dicas neste texto e aplique seu dinheiro com garantia.
Ao mesmo tempo, para quem espera obter os recursos de venda rapidamente, você pode sair em desvantagem na negociação, pois o negócio não é imediato e pode ser necessário fazer concessões. Por isso, coloque na balança qual o mais viável e prudente para o momento.
Outro ponto a se considerar é a capacidade de valorização do imóvel.
Se for grande – como para apartamentos localizados em áreas que estão expandindo ou melhorando com investimentos em novos comércios e infraestrutura urbana –, o ideal pode ser permanecer com ele por mais tempo para se beneficiar da valorização.
Neste contexto, colocá-lo para alugar e trabalhar com a rentabilidade dele no futuro é uma ótima opção, até que atinja um valor interessante para venda.
Sabe o que fazer para valorizar seu imóvel? Dê uma olhada nessas dicas aqui.
Além da valorização de acordo com o crescimento da região, outro ponto válido de se observar é como está a demanda por esse perfil de imóvel no mercado como um todo. É possível perceber, de acordo com a procura e a busca por determinados tipos de apartamentos, se no momento é melhor vender ou alugar a sua unidade.
Com isso, as chances de ter uma rentabilidade certeira é maior, seguindo o fluxo do que o mercado dita.
Você não precisa ser o expert em economia, mas ter uma ideia do valor da Taxa Selic ao cogitar vender ou alugar seu imóvel já ajuda. A Selic é a taxa básica de juros do país e tem influência em todas as outras taxas de juros que movem o mercado, como a dos financiamentos.
Enquanto o aumento da taxa serve para o controle da inflação, a sua queda aquece a economia. Portanto, quando a Selic sobe, juntamente aumentam as parcelas dos financiamentos, diminuindo as chances de compradores fazerem negócios. Além disso, o custo do crédito também se eleva, encarecendo os empréstimos.
– O aluguel, além de uma renda extra mensal, elimina gastos com IPTU e condomínio;
– Por outro lado, existe a possibilidade de o imóvel ficar vago por um tempo e o proprietário precisar arcar com os custos mensais;
– Para quem procura liquidez imediata, a venda é o melhor negócio. Com o valor em mãos, é possível reinvestir ou fazer uso de outra forma – inclusive dentro do mercado financeiro;
– A depender do mercado, economia, demanda e necessidade, a venda pode sair abaixo do esperado, podendo ser melhor aguardar mais tempo por propostas mais atrativas.
Viu como existe lado bom e outro não tão favorável de vender ou alugar um imóvel? Cabe a você decidir qual a melhor opção para o seu atual momento e aproveitar!
Procurando outros imóveis para investir? Dê uma olhadinha nos empreendimentos da Víncere Incorporadora, que dispõem de apartamentos de diferentes tipos e metragens, todos em construções de alto padrão e nas melhores localizações de Curitiba.
Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...
Arte do “mais é mais” domina o conceito do maximalismo, que se opõe ao conhecido “menos é mais” do...
Adaptações às tendências pessoais, aos avanços tecnológicos e à sustentabilidade devem guiar o mercado imobiliário Qual o futuro do...