Walkability: conheça o conceito e a sua importância no dia a dia

Walkability: conheça o conceito e a sua importância no dia a dia
13 fev. 2025

Locais que ofereçam segurança e um fácil deslocamento a pé estão atrelados ao aumento da qualidade de vida nas cidades

A busca por um imóvel para morar engloba diversos critérios, incluindo a sua localização. A pesquisa por bairros arborizados, com ampla gama de serviços e atrativos agregam à escolha. Mas você já calculou qual o walkability do local? Isso mesmo: é possível medir a caminhabilidade – do termo em inglês, em tradução livre – da região em que o condomínio pretendido se encontra.

O conceito vai muito além da oferta de boas calçadas para os pedestres. Ele também inclui rotas seguras, com boa iluminação, fácil acesso aos comércios e ao transporte público, entre outros pontos que proporcionam uma boa experiência ao pedestre, com foco no bem-estar, na sustentabilidade e na forma como as pessoas se relacionam com a cidade.

Mas qual a importância de um bom grau de walkability?

É sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje!

Entenda mais sobre o walkability

Bairros bem planejados, seguros e com boa estrutura para os pedestres são os que saem ganhando quando o assunto é a andabilidade da região.

Apesar de muitas famílias não abrirem mão de seus carros, outras tantas preferem optar por uma vida mais saudável, realizando suas tarefas a pé, de bicicleta ou transporte público. Esta escolha, além de muitas vezes ser mais econômica, também pode reduzir o tempo de permanência no trânsito, uma das maiores queixas quando o assunto é a mobilidade nas grandes cidades.  

A procura por uma vida mais sustentável também está atrelada ao walkability, com a diminuição da emissão de poluentes e uma maior convivência em ambientes agradáveis e com áreas verdes.

A qualidade do ar nos ambientes internos importa? Saiba aqui!

A importância de viver em um local com bom walkability

Procurar por imóveis localizados em regiões com bom nível de walkability é importante para quem almeja uma boa qualidade de vida. Isto porque o conceito influencia diretamente o dia a dia dos moradores e a experiência de como eles podem aproveitar o entorno e a vizinhança.

Além do bem-estar, a satisfação aumenta em um local mais arborizado, com calçadas largas, ruas bem iluminadas e a possibilidade de se deslocar sem se preocupar com o percurso ou com a segurança.

A acessibilidade também é considerada, com um local mais inclusivo, que aceita e facilita a caminhada de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Para isso, calçadas niveladas, semáforos e faixas de pedestres que possibilitem uma travessia segura, redução de velocidade em determinadas vias e rampas de acesso são fundamentais.

Um bom walkability de uma região é positivo tanto para quem vive nesses bairros quanto para quem investe em imóveis, visto que é uma garantia de valorização do empreendimento. O projeto vai se destacar pela boa localização, pela proximidade com comércios e serviços, pela facilidade de usar o transporte público ou as ciclovias da cidade.

Imóveis assim, localizados em bairros com boa infraestrutura para os pedestres, são atraentes para todos os tipos de famílias, tornando-se um investimento seguro de longo prazo seguro e que pode dar um retorno ainda melhor no futuro.

Conheça as vantagens de morar perto do trabalho!

Como medir o walkability de um imóvel?

Alguns critérios definidos por indicadores de qualidade estipulam o valor do walkability de uma construção, baseado na vizinhança e nos atrativos que ela oferece aos moradores.

São basicamente três aspectos fundamentais, ranqueados de 0 a 100: a proximidade de serviços essenciais, como escolas, farmácias e atividades de lazer; a boa acessibilidade, que avalia o calçamento e a segurança do pedestre ao andar e atravessar as ruas, assim como a presença de semáforos e faixas de travessia; e a disponibilidade e a integração com o transporte público.

Esses três itens são fundamentais para os indicadores de uma localidade com boa caminhabilidade. Mas, além deles, também são considerados outros pontos, como a arborização, a presença de ciclovias, a iluminação das vias, a segurança pública, entre outros.

Quer morar em um local com alto score de walkability? Conheça o Hall Design, o último lançamento residencial da Víncere Incorporadora, que atingiu um score de 98.

Isto quer dizer que você vai viver ou investir em um empreendimento com uma localização ideal para apreciar a vida a pé, sem a necessidade de tirar o carro da garagem para tudo, e se beneficiar de toda a gama de serviços que a vizinhança do bairro oferece.

Em construção na Rua Lysimaco Ferreira da Costa, no Centro Cívico, o empreendimento em torre única conta com 114 residências distribuídas em 9 pavimentos, 17 áreas comuns e um rooftop com piscina de borda infinita e uma bela vista da cidade.

Ele está em um dos bairros mais modernos da cidade, eixo de mobilidade, de negócios, de comércios e de arte. Uma região cercada de facilidades para conectar seus moradores ao que existe de melhor em Curitiba.

Saiba mais sobre como o Hall Design gera bem-estar aos seus moradores.

Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre o empreendimento.

(Imagem: Freepik)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A importância da arquitetura de interiores em um projeto
Autor: Vincere Incorporadora

A importância da arquitetura de interiores em um projeto

Fundamental na criação de ambientes funcionais, agradáveis e personalizados, a arquitetura de interiores vai muito além da decoração e...

Imóveis de alto padrão: bem-estar e segurança em meio ao luxo
Autor: Vincere Incorporadora

Imóveis de alto padrão: bem-estar e segurança em meio ao luxo

Conheça os principais destaques e as tendências nos imóveis de alto padrão e como eles estão influenciando o mercado...

A importância de bons profissionais em um empreendimento imobiliário
Autor: Vincere Incorporadora

A importância de bons profissionais em um empreendimento imobiliário

Contar com uma equipe experiente e de renome eleva o padrão, com uma entrega mais precisa e valorização do...