Ano novo, limpeza geral: saiba como limpar seu guarda-roupas
Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...
Alguns detalhes na estrutura do apartamento podem contribuir para o aumento da qualidade do ar em casa, beneficiando a saúde dos moradores
Falar sobre qualidade do ar em grandes metrópoles é um assunto que chama a atenção, tendo em vista os recorrentes problemas relacionados ao clima, à poluição, às queimadas, entre outros pontos que interferem no meio ambiente e na saúde como um todo.
Esta é uma preocupação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), como demonstra este documento. Esse fato, porém, não se restringe apenas ao mundo externo: os ambientes internos podem também ser muito impactados com a baixa qualidade do ar.
Por isso, no artigo de hoje, vamos abordar sobre a importância da boa qualidade do ar em casa, com algumas dicas do que fazer para manter os ambientes mais confortáveis, proporcionando bem-estar e uma melhor saúde àqueles que vivem na residência.
Por mais que muitos se preocupem mais com o ar externo do que com o respirado em casa, pensar nos poluentes internos é tão importante quanto, especialmente porque a qualidade interna pode ser até pior do que a externa.
É dentro de casa que todos os poluentes externos entram e se juntam aos gerados internamente, como os do preparo dos alimentos, do aquecedor de gás e até mesmo dos materiais de limpeza, que muitas vezes contém agentes tóxicos.
Sintomas como dores de cabeça, olhos ardendo, tosse, cansaço, problemas respiratórios – rinites, sinusites, asma, bronquite –, entre tantos outros, podem ser decorrentes ou agravados por um ar de baixa qualidade.
Mas quais cuidados tomar para que a qualidade do ar em casa seja aumentada e proporcione mais bem-estar?
Confira algumas dicas abaixo e aplique em seu apartamento o quanto antes:
Apesar de a questão do ar exterior ser um problema, manter a ventilação dos ambientes de forma natural ainda é benéfica para a saúde. A circulação livre evita a retenção dos poluentes internos e de contaminantes, prejudiciais principalmente à saúde respiratória.
Para isso, aposte nas janelas e sacadas sempre abertas e na livre circulação, que faça com que a troca de ar seja permanente.
Cuidar da limpeza do lar não é benéfico apenas para a boa aparência: se atentar aos ventiladores, exaustores ou mesmo ao uso do aspirador pode contribuir para uma melhor qualidade do ar em casa.
Troque filtros com a frequência adequada, mantenha a manutenção dos aparelhos em dia e use os panos adequados para remover as sujeiras. Com isso, é possível diminuir a circulação de poeiras e ácaros entre os ambientes.
Se possível, elimine carpetes e tapetes, que também ajudam a reter o pó.
Já falamos em nosso blog sobre a importância do verde e das áreas naturais dentro de casa e nos condomínios.
Por isso, investir em plantas boas para apartamentos e até mesmo nas hortas em casa são formas de contribuir. Além de trazer beleza e decoração, elas atuam na conversão do ar, melhorando a oxigenação e diminuindo a toxicidade dos ambientes – assim como as floreiras, que conseguem melhorar a qualidade do ar que vai para dentro do apartamento.
Para os condomínios, manter áreas verdes bem distribuídas ajuda na qualidade do ar da edificação com um todo, inclusive influenciando as unidades privadas. Contar com áreas comuns abertas e com a manutenção adequada também atrai mais moradores para o ar livre.
Conheça os telhados verdes e suas vantagens!
Você sabia que os materiais de construção podem influenciar na qualidade do ar do seu apartamento? Sim! Uma constatação que poucos se atentam quando vão comprar um imóvel.
Sendo assim, na hora de procurar um apartamento, veja se questões como a sustentabilidade nas obras integra o histórico da construtora e se ela prioriza o uso de materiais certificados, se realiza os descartes de forma adequada ou busca reduzir o impacto ambiental das construções.
Pode parecer besteira, mas a utilização de materiais com compostos orgânicos voláteis é prejudicial à saúde, e eles estão presentes em diferentes matérias que podem ser trazidas para dentro de casa. Procure pelos produtos naturais, menos agressivos e sem a presença de substâncias nocivas.
Quer saber como deixar seu apartamento mais fresco? Veja neste post!
Não é difícil pensar em como manter a qualidade do ar em casa. Com poucos cuidados é possível ter um ar mais puro, que proporciona mais bem-estar e conforto dentro do lar.
Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...
Arte do “mais é mais” domina o conceito do maximalismo, que se opõe ao conhecido “menos é mais” do...
Adaptações às tendências pessoais, aos avanços tecnológicos e à sustentabilidade devem guiar o mercado imobiliário Qual o futuro do...