Você conhece os 5Cs do condomínio?

Você conhece os 5Cs do condomínio?
12 set. 2023

Saiba quais são as cinco maiores reclamações dentro do condomínio e o que fazer para tentar preveni-las

Coincidência ou não, as cinco maiores reclamações nos condomínios residenciais iniciam com a mesma letra: C. Uma sigla adotada por síndicos e especialistas no assunto e popularmente conhecida como os “5Cs do condomínio”, a lista é fácil de ser lembrada e consiste de: cachorro, cano, carro, criança e calote.

Tendo isso em mente, é possível tomar algumas medidas para evitar ou minimizar os conflitos e até mesmo remediá-los de forma mais rápida. 

Acompanhe mais detalhes na sequência deste artigo!

Os 5Cs do condomínio

Cachorro

Os cachorros invadiram as residências, somando mais de 140 milhões de bichinhos nos lares brasileiros. Com isso, são inevitáveis os conflitos relacionados a latidos, mau cheiro, sujeira e até mesmo a agressividade com outros animais, crianças, condôminos e colaboradores.

Como a proibição do animal no condomínio já foi barrada inúmeras vezes pela justiça, cabe ao síndico estabelecer regras de convivência em relação aos animais. 

Entre as sugestões de normas, encontram-se o uso de coleira e de focinheira, limites de circulação nas áreas comuns, o uso do elevador de serviço, entre outras determinações que devem ser explícitas no regimento interno.

Investir em espaços direcionados para os animais, como os pet places, também são ótimas soluções para que os animais gastem suas energias sem incomodar ninguém, assim como facilitam a sua socialização. 

Vale lembrar: condôminos que descumprirem as determinações do regimento devem ser punidos com advertência verbal, seguida de multa.

Cano

Um dos motivos das maiores brigas entre vizinhos, os canos, quando com problemas, podem dar muita dor de cabeça ao condomínio. Afinal, de quem é a responsabilidade? O vazamento é interno, de um apartamento, ou estrutural?

Em um primeiro momento, é importante identificar de onde vem o problema. Atualmente, existem tecnologias que auxiliam no diagnóstico de vazamentos em encanamentos e tubulações por meio de softwares de realidade aumentada. 

A Víncere Incorporadora dispõe de um aplicativo para facilitar o dia a dia dos seus clientes, no qual é possível visualizar estruturas hidráulicas, elétricas e rede de gás do imóvel pelo próprio celular. Com isso, basta apenas solicitar um especialista para resolver a situação.

Carro

Reclamação de vaga pequena, de arranhões e riscos no veículo e de uso indevido do espaço também estão na lista que encabeça os maiores conflitos em condomínios. 

A solução mais recorrente para este tipo de problema é investir em câmeras de monitoramento, facilitando a possível verificação dos fatos e orientando sobre as regras de bom uso da garagem.

Carro muito grande para o espaço determinado? Veja se algum outro condômino pode trocar de vaga. Local de difícil acesso? Analise se a contratação de um manobrista é viável ou ainda um redesenho da disposição das vagas. 

Tentar resolver os problemas é imprescindível para uma boa vida em condomínio.

Criança

Assim como os cachorros, as crianças são assunto delicado quando o tema é reclamação. Afinal de contas, ninguém quer reclamar do filho alheio, mas algumas situações não podem ser relevadas.

O excesso de barulho, provavelmente, é o maior motivo de queixas, mas existe ainda a permanência em lugares impróprios, a bagunça em áreas comuns, entre outros problemas que tiram o sono de pais, síndicos e colaboradores.

Como solução, investir em espaços para os pequenos, como um bom playground ou uma brinquedoteca bem equipada, pode ajudar a mantê-los nas áreas apropriadas com segurança!

Veja como as áreas comuns agregam nos condomínios e na vida de seus moradores.     

Calote

Fechando os 5Cs do condomínio estão os calotes. Problema que está presente em todos os condomínios brasileiros, a inadimplência pode ser uma bola de neve: condômino não paga a cota em dia e, consequentemente, o valor individual aumenta devido à diminuição de pagantes.

Ter uma cobrança efetiva dos endividados, sugerir parcelamentos dos pagamentos ou buscar ajuda com garantidoras podem ser algumas das soluções para diminuir os calotes com a cota do condomínio.

E aí, você já tinha ouvido falar nos 5Cs?

Conheça os empreendimentos da Víncere Incorporadora, que contam com vários atrativos para crianças e pet place para os animais de estimação, já visando diminuir os Cs que incomodam tanto o dia a dia dos condomínios.

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...