9 lugares para fazer exercícios em Curitiba: saúde e qualidade de vida perto de casa

9 lugares para fazer exercícios em Curitiba: saúde e qualidade de vida perto de casa
27 out. 2025

Conheça parques, praças e bosques para praticar atividades físicas na capital paranaense, de forma gratuita, acessível e cercada de natureza

Cuidar do corpo e da mente deveria estar na rotina de todos. Ainda mais em uma cidade como Curitiba, que oferece uma ampla variedade de espaços públicos ideais para quem quer manter uma rotina de atividade física sem abrir mão do contato com a natureza.

A capital paranaense é referência quando o assunto é urbanismo e áreas verdes, fatores que se refletem diretamente no bem-estar da população. Caminhar, correr, pedalar ou simplesmente respirar ar puro em meio às árvores é um privilégio que os curitibanos têm à disposição em quase todos os bairros.

E, para quem mora ou trabalha nas regiões do Batel, Centro e do Centro Cívico, as opções são bem atrativas.

Por que se fazer exercícios em Curitiba e ao ar livre faz tão bem?

A prática regular de exercícios é essencial para manter a saúde cardiovascular, fortalecer músculos, controlar o peso e reduzir o estresse.

Apesar de os condomínios e as atividades físicas terem uma boa relação, com academias bem equipadas e espaços arborizados para fazer exercícios, a atividade quando feita em espaços públicos ganha um reforço: é democrática, acessível e social.

E se exercitar em Curitiba é ainda mais fácil, pois a cidade incentiva esse estilo de vida ativo, com mais de 30 parques, bosques e diversas praças equipadas com academias ao ar livre, pistas de caminhada e ciclovias.

9 espaços para fazer exercícios em Curitiba

A seguir, uma seleção de lugares ideais para quem quer começar a fazer exercícios em Curitiba ou está em busca de um intervalo em meio à rotina atribulada:

1. Praça do Japão (Batel)

Uma das praças mais emblemáticas da cidade. 

Rodeada por cerejeiras e inspirada na cultura japonesa, oferece um ambiente tranquilo e agradável para caminhadas, alongamentos e exercícios leves. No início da manhã e ao final da tarde, é comum ver grupos praticando ioga ou tai chi chuan.

Praça do Japão, no Água Verde. Foto: Luiz Costa/SMCS

2. Praça da Espanha (Batel)

Tradicional ponto de encontro no bairro, com calçadas amplas e boa iluminação, a praça tem espaços para caminhar e atividades de alongamento, além de um parquinho com piso emborrachado.

3. Parque Gomm (Batel)

Pequeno, mas encantador, o Parque Gomm é um refúgio verde bem no coração do Batel.
Bom para aquele treino rápido na pista, meditação ou alongamentos ao ar livre. Sua localização é estratégica, tornando fácil encaixar uma pausa ativa no meio do dia.

4. Praça Oswaldo Cruz (Centro/Batel)

Entre o Batel e o Centro, a praça tem uma bom espaço para caminhar, pista de corrida e academia ao ar livre. Frequentada por moradores e trabalhadores da região, é excelente para quem busca um local seguro e central para se exercitar antes ou depois do expediente.

Praça Osvaldo Cruz, Centro. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

5. Parque Barigui (Bigorrilho)

Um dos cartões-postais de Curitiba, o Parque Barigui é um destino obrigatório para quem ama natureza e atividade física.

Com mais de 1,4 milhão de m², oferece pistas de caminhada, corrida e ciclismo, quadras, áreas de alongamento e estações de ginástica, além de ser um dos lugares mais bonitos da cidade e que abriga famílias de capivaras.

Apesar de um pouco mais distante da região central, tem fácil acesso e vários estacionamentos, tornando-se super adequado para fazer exercícios.

6. Passeio Público (Centro)

O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba e passou por revitalizações recentes. Conta com trilhas para caminhada, espaço para corrida e áreas sombreadas para quem prefere exercícios mais leves. Além disso, abriga animais e lagos, proporcionando uma pausa relaxante no meio da rotina.

Passeio Público. Foto: Daniel Castellano/SECOM (arquivo)

7. Bosque do Papa João Paulo II (Centro Cívico)

O bosque tem trilhas de caminhada, áreas gramadas para ioga e alongamento, e uma atmosfera de tranquilidade. Também abriga o Memorial da Imigração Polonesa.

8. Parque São Lourenço (São Lourenço)

Também acessível a partir do Centro Cívico, o Parque São Lourenço tem pista para corrida, ciclovia e amplos gramados. Uma boa opção para quem busca um ambiente arborizado e seguro – e conta com uma ciclovia que o conecta ao Centro Cívico para atividades físicas mais longas e desafiadoras.

Parque São Lourenço. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

9. Praça 29 de Março (Mercês)

Entre o Batel e o Centro, a praça é ponto de encontro de quem gosta de praticar exercícios funcionais ou treinos em grupo. Com academia ao ar livre e boa iluminação, é uma alternativa prática e gratuita para quem vive nas redondezas. É comum se observar a prática de parkour neste espaço.

Movimento, bem-estar e cidade viva

O hábito de fazer exercícios em Curitiba vai muito além do bem-estar físico. É um gesto de cuidado com a saúde mental, uma forma de aproveitar a cidade e de se integrar à cultura curitibana, que valoriza o equilíbrio entre natureza, arte e qualidade de vida.

A variedade de parques, praças e bosques próximos aos empreendimentos Arte Batel e Hall Design mostra que viver bem é, também, ter o privilégio de se movimentar em cenários inspiradores com segurança, beleza e liberdade.

(Imagem capa: Valquir Aureliano SECOM)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comprar ou alugar um imóvel residencial, qual a melhor opção?
Autor: Vincere Incorporadora

Comprar ou alugar um imóvel residencial, qual a melhor opção?

Entenda os prós e contras, o que considerar antes de decidir e por que a tendência atual favorece a...

Fernanda Marques é indicada ao prêmio de melhor estúdio de arquitetura pela GoWhere Lifestyle
Autor: Vincere Incorporadora

Fernanda Marques é indicada ao prêmio de melhor estúdio de arquitetura pela GoWhere Lifestyle

Arquiteta é a responsável pelos interiores do Arte Batel, último lançamento da Víncere Incorporadora A arquiteta Fernanda Marques é...

Penthouse ou cobertura? Conheça as diferenças
Autor: Vincere Incorporadora

Penthouse ou cobertura? Conheça as diferenças

Independentemente da nomenclatura, estar em um apartamento localizado no último andar de um condomínio é uma experiência única Amplo...