Apartamentos openview: a busca por integração

Apartamentos openview: a busca por integração
15 maio. 2024

Este modelo de planta traz mais versatilidade aos imóveis, fazendo com que se alinhem ao interesse dos proprietários em uma nova dinâmica de trabalho com o home office e jornadas híbridas

As tendências em plantas de imóveis vão se transformando com o passar do tempo. Por muitos anos, havia uma busca por cômodos bem definidos, separados por paredes e com funções muito específicas. Nos últimos anos, porém, uma das palavras que ganharam corpo no ramo imobiliário foi a integração entre ambientes, que é justamente uma das principais vantagens de um apartamento openview.

O desafio das construtoras é desenhar imóveis e plantas que estejam alinhadas aos interesses de seus futuros moradores. No caso do apartamento openview, o objetivo está em integrar ambientes, sem qualquer separação física. Dessa forma, consegue-se potencializar as funcionalidades de cada ambiente, além de uma percepção de um espaço interno mais amplo, otimizando a circulação das pessoas.

Os arquitetos e decoradores têm pensado nesses espaços como ambientes únicos, focando em ideias, cores, móveis e acessórios que contribuam para esta intenção de integração. A ideia, além de otimizar a ocupação de espaço, é construir um projeto equilibrado, versátil e que gere um ambiente harmonioso, sofisticado e funcional.

Está em busca de um apartamento em Curitiba? Conheça a história da Víncere Incorporadora, uma das referências do segmento na capital paranaense.

Por que o apartamento openview é uma tendência?

– Funcionalidade

Nos últimos anos, os apartamentos deixaram de ser apenas o local da moradia. Muitos adotaram o home office de forma integral, enquanto outros estão em regime de trabalho híbrido.

Essa nova dinâmica do trabalho modificou os interesses e os objetivos dos locais nos quais vivemos. Essa necessidade de conciliação de vida profissional e pessoal aumenta o interesse de uma maior praticidade e a busca por sensação de amplitude para os moradores.

O fato de não haver paredes não significa que a decoração não possa ser usada para construir pequenas separações – normalmente vazadas ou de vidro –, mas que não saem do chão ao teto, mantendo o visual claro e limpo.

Veja algumas das tendências em decoração para este ano neste artigo!

– Versatilidade

Sem as barreiras das paredes, os espaços ficam mais arejados, confortáveis e versáteis. A sensação de amplitude cria um ambiente mais convidativo e agradável, independentemente do propósito.

A possibilidade de agregar sala de estar, varanda e cozinha em um mesmo local é benéfica para os momentos de trabalho, quando não há qualquer sensação de opressão, ou na hora de receber os amigos, quando todos estão em um mesmo ambiente com mais espaço.

Com pequenas divisórias, espelhos e marcenaria, é possível construir um escritório no meio da sala, que dê um pouco mais de privacidade. A versatilidade é apenas uma das tendências percebidas no mercado imobiliário mais recentemente. Veja outras neste artigo!

– Interação social

Em um momento no qual estamos cada vez mais fechados em nossas telas e redes, o design de um apartamento openview é convidativo para a interação social familiar. Quem estiver na cozinha consegue acompanhar o bate-papo da sala e da varanda, sem qualquer restrição.

– Ventilação e iluminação

A redução de paredes beneficia a entrada de luz natural, o que é benéfico para a saúde – inclusive para o sono – e para a produtividade nos momentos de estudo ou trabalho. Da perspectiva de ventilação, permite-se uma circulação de ar muito mais inteligente e eficiente.

Essas são vantagens também do ponto de vista econômico, visto que reduzem a necessidade de uso da iluminação artificial e de equipamentos para controle da temperatura: seja nos dias mais quentes do verão ou no frio do inverno.

Confira dicas de iluminação para cada cômodo!

E a privacidade no apartamento openview?

Apenas os ambientes “sociais” estão interligados entre si. Os quartos mantêm a tranquilidade para os momentos de descanso ou que a vida social não é prioridade.

Está em busca de um imóvel em Curitiba? Conheça os empreendimentos já desenvolvidos pela Víncere Incorporadora em localizações estratégicas da capital paranaense!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hall de entrada e seu impacto em um empreendimento
Autor: Vincere Incorporadora

Hall de entrada e seu impacto em um empreendimento

Cartão de visita, o hall de entrada transmite as primeiras impressões a respeito de um edifício, tornando-se importante para...

As vantagens de morar em um condomínio misto
Autor: Vincere Incorporadora

As vantagens de morar em um condomínio misto

Empreendimentos incluem unidades residenciais e comerciais em um mesmo local, agregando valor para aqueles que residem no imóvel Já...

9 dicas para a compra do primeiro imóvel
Autor: Vincere Incorporadora

9 dicas para a compra do primeiro imóvel

Separamos 9 conselhos para te ajudar na compra do primeiro imóvel e passar por esse processo de forma mais...