Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
12 fev. 2024

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir, mostrando o que há de melhor na capital do Paraná

O bairro Cabral consegue representar de forma muito precisa o que significa viver em Curitiba, uma das principais cidades do país em qualidade de vida. Com uma localização estratégica – próximo do Centro e com fácil acesso ao transporte público –, o local propicia uma mescla de residências, serviços, comércios e lazer que facilita obter equilíbrio, bem-estar e conforto.

Sua origem está vinculada à construção da capela Senhor Bom Jesus, que se localiza no alto da região e teve uma grande participação da família Cabral, que deu o nome à localidade. O bairro Cabral representa 0,47% do território e agrupa 0,75% da população da capital paranaense, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Quer conhecer os diferenciais da Região do Centro Cívico? Explicamos tudo aqui!

Quais as características do bairro Cabral?

Com aproximadamente quatro quilômetros separando do Centro, a localidade está vinculada à regional Matriz de Curitiba. Dentro deste grupo de 18 bairros, foi, ao lado da região central, um dos locais que experimentou um grande crescimento populacional. Entre 2010 e 2020, a população teve uma variação de 14%.

Na comparação com a capital paranaense, o Cabral se mostra um bairro mais voltado aos serviços, tendo quase 60% dos seus estabelecimentos para esse fim – a média de Curitiba é de 43%. Por outro lado, esta grande presença dos serviços afeta os negócios com perfil de comércio e indústria, quando a sua média é inferior à da capital paranaense.

Logo, a presença de um empreendimento como o Quadrata Cabral Mall está totalmente atrelada ao perfil do bairro e sua localização estratégica. Negócios desse porte aumentam a qualidade de vida de seus moradores e também daqueles que circulam com frequência pela região.

O mais novo strip mall de Curitiba com mais de 5 mil m2 vai se localizar no coração do bairro Cabral, reunindo comércios e serviços em um espaço para oferecer comodidade e conveniência aos seus clientes. Confira outros detalhes do Quadrata Cabral Mall neste artigo do blog!

Uma referência

O Cabral consegue reunir todas as boas características de Curitiba, considerada uma das cidades mais organizadas do Brasil e no grupo dos 10 melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Não é à toa que o bairro tem atraído a atenção do público, seja para aqueles que procuram um lugar para viver como para quem está interessado em investir.

Os motivos são diversos, mas a boa infraestrutura da região e a facilidade de deslocamento (de carro, transporte público ou bicicleta) surgem como dois dos principais diferenciais. Não se pode esquecer também dos espaços reservados ao lazer ou à prática esportiva, como praças, parques e ciclovias.

Uma das feiras mais tradicionais de Curitiba acontece na divisa do bairro Cabral com o seu vizinho Juvevê: a do Alto Juvevê. Em fins de semana previamente agendados, a Praça Brigadeiro Mário Calmon Eppinghaus recebe diversos empreendedores com o melhor da gastronomia de todo o mundo. Uma ótima opção para os fins de semana com as crianças ou os pets.

Localização estratégica

A qualidade de vida é realmente um fator de destaque do bairro Cabral. O local é cortado pela Avenida Paraná, onde há uma grande infraestrutura de transporte com as canaletas exclusivas, sem contar outras vias importantes da cidade, caso da Avenida Munhoz da Rocha e da Anita Garibaldi, que conectam essa região mais central aos bairros mais periféricos.

Apesar dessas vias e da facilidade para se locomover, o bairro consegue também ter ruas calmas, tranquilas e arborizadas, trazendo um pouco mais de tranquilidade aos moradores que gostam de sossego. Uma das curiosidades é que o antigo presídio do Ahú – onde hoje está o Centro Judiciário de Curitiba – fica, na realidade, no bairro Cabral.

Conheça os empreendimentos já desenvolvidos pela Víncere Incorporadora em localizações estratégicas da capital paranaense!

(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Complexo de lojas e serviços: como isso agrega para um bairro?
Autor: Vincere Incorporadora

Complexo de lojas e serviços: como isso agrega para um bairro?

Contribuição para a economia local é um dos principais fatores do complexo de lojas e serviços em um bairro;...