O que é a certificação Breeam?

O que é a certificação Breeam?
28 out. 2024

Um dos reconhecimentos sustentáveis mais utilizados no mundo, o método avalia categorias como consumo de água, qualidade do ar, uso ecológico da terra, entre outros pontos relevantes para o meio ambiente

Sustentabilidade e o meio ambiente são temas que tomaram uma proporção maior nos últimos anos devido aos inúmeros problemas recorrentes, como as queimadas, a alta poluição e a consequente baixa qualidade do ar. Tão importante quanto a população pensar em alternativas sustentáveis são as empresas também fazerem a sua parte. E, neste quesito, a certificação Breeam condecora as que mais se destacam.

A avaliação internacional Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) ou Método de Avaliação Ambiental de Estabelecimentos de Pesquisa em Edifícios, em português, mede o desempenho ambiental de edifícios. Eles podem ser classificados desde como uma aprovação (Pass) até a um nível de excelência (Outstanding).

Já ouviu falar sobre o Prêmio Pritzker de Arquitetura, o maior da categoria?

Como funciona a avaliação para a certificação Breeam?

A certificação tem várias etapas e diferentes categorias, de acordo com o momento da construção, sejam edificações novas, já existentes, residenciais ou corporativas. Independentemente da categoria, uma avaliação inicial é feita para identificar os objetivos de sustentabilidade do projeto e o que pode ser melhorado para tal.

No caso de novos empreendimentos, são implementadas as medidas planejadas para a sustentabilidade do edifício, tudo sob supervisão da equipe de avaliação durante a fase de projeto. Na sequência, o desempenho ambiental previsto é medido e novas melhorias ainda podem ser solicitadas antes da fase de construção.

Ao longo da obra, os quesitos ambientais são novamente supervisionados, bem como após a sua finalização, realizando a medição real do desempenho do edifício. Caso a construção atenda aos requisitos solicitados, o certificado Breeam é concedido, de acordo com a categoria em que a edificação se encontra.

A certificação deve ser renovada de tempos em tempos, com a periodicidade sendo determinada segundo o tipo de certificado adquirido.

O que é avaliado?

Os certificados Breeam são adaptados para cada tipo de edificação, seu período de vida e a categoria em que se encaixa.

Os itens avaliados são o uso de energia, a eficiência hídrica, o impacto dos materiais aplicados, a gestão de resíduos, a poluição que a obra gera, o transporte e o bem-estar dos trabalhadores.

Alguns dos modelos mais recorrentes de certificação são:

Urbanismo: para projetos de desenvolvimento urbano, como áreas residenciais, comerciais ou de serviços, visando melhorar a relação entre o meio ambiente e a área construída;

Uma nova construção: avaliação realizada nas fases de projeto e construção, que promove a eficiência energética, o uso consciente de água, a gestão de resíduos, o bem-estar das pessoas que vivem ou trabalham no edifício;

Habitação: certifica as práticas de construção sustentáveis dos projetos residenciais, para redução do seu impacto ambiental;

Em uso: avalia tanto o desempenho do edifício quanto a sua gestão nas questões de sustentabilidade dos edifícios já existentes.

Essas são apenas algumas das categorias disponíveis para a certificação Breeam. As classificações estabelecidas são Pass, Good, Very Good, Excellent ou Outstanding, dependendo do desempenho obtido nos critérios analisados.

A Víncere Incorporadora preza pela diminuição do impacto ambiental em suas obras. Veja como ela atua neste texto.

Benefícios da certificação Breeam

Ter uma certificação como a Breeam beneficia não só os construtores, mas também os proprietários e usuários das edificações, por garantir uma redução dos custos operacionais nos consumos de água, energia e de outros recursos para a manutenção do edifício.

Além disso, valoriza a edificação no mercado construtivo, proporcionando uma redução da pegada de carbono e ampliação do bem-estar e da qualidade de vida a todos. A sustentabilidade ambiental gera vantagens econômicas e sociais à localidade.

Diferentes certificações

Existem outras certificações que medem a sustentabilidade das edificações, como as mundialmente conhecidas LEED, que condecoram diversos prédios pelo mundo.

As principais diferenças entre estas duas são os critérios de desempenho, já que cada uma tem suas particularidades e metodologia de avaliação, e a abrangência: enquanto a Breeam atua majoritariamente na Europa, a LEED é usada nos Estados Unidos e Canadá.  

Você sabia que os empreendimentos corporativos da Víncere contam com certificações LEED? O JG1698 tem o selo “Platinum” e o Neo Corporate o selo “Gold”. Leia mais sobre neste artigo!

Boas práticas construtivas fazem parte do dia a dia da Víncere Incorporadora. Quer conhecer mais? Acesse nosso site e conheça todos os nossos empreendimentos.

(Imagem: Freepik)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Espaços para crianças no condomínio: segurança e valorização do imóvel
Autor: Vincere Incorporadora

Espaços para crianças no condomínio: segurança e valorização do imóvel

Ter um espaço kids no condomínio garante tranquilidade aos pais, diversão segura para as crianças e ainda valoriza o...

Fique de olho nas tendências para 2026 no design mobiliário
Autor: Vincere Incorporadora

Fique de olho nas tendências para 2026 no design mobiliário

Tecnologia ainda mais integrada ao cotidiano e designs mais abrangentes e multiuso estão entre as tendências para 2026 O...

Apartamento garden: mais espaço e privacidade
Autor: Vincere Incorporadora

Apartamento garden: mais espaço e privacidade

Os modelos de apartamento garden proporcionam aos moradores a sensação de estar em uma casa, mas com a segurança...