O que é o Prêmio Pritzker de Arquitetura?

O que é o Prêmio Pritzker de Arquitetura?
20 set. 2024

Premiação mais importante da arquitetura reconhece o trabalho de novos e antigos profissionais a cada ano

Ser reconhecido no trabalho é uma conquista que muitos almejam. Melhor ainda é receber esse mérito por meio da maior premiação na área em que se atua: neste caso, estamos falando do Prêmio Pritzker de Arquitetura, que condecora os melhores do segmento.

Considerado o “Oscar ou o Nobel da arquitetura”, o Pritzker foi criado nos anos 1970, em Chicago, pela família homônima, que também é proprietária da rede Hyatt de hotéis. 

Uma das principais regras da premiação é que ela seja dada a arquitetos vivos, cujo trabalho demonstre qualidade, visão de futuro e compromissos ambientais e com a humanidade.

As obras chamam a atenção pela modernidade e beleza, atraindo os olhares não só de arquitetos e admiradores da arte, mas também de estudantes e profissionais de design de interiores e da construção civil. E esse reconhecimento, é claro, cria novas tendências para o segmento!

Você sabe qual a diferença entre um designer de interiores e um arquiteto? Clique aqui que falamos mais sobre!

Brasileiros premiados

O grande vencedor de 2024 foi o japonês Riken Yamamoto, com projetos que unem o público e o privado e promovem uma interação social entre a comunidade.

E a lista de premiados com o Prêmio Pritzker de Arquitetura abrange profissionais de diversas partes do mundo, sendo encabeçada no maior número de menções pelo Japão e pelos Estados Unidos. Mas e como está o Brasil?

Oscar Niemeyer (1907-2012)

O país ocupa a sexta colocação, com duas premiações: Oscar Niemeyer, reconhecido em 1988 com a arquitetura da Catedral de Brasília. 

Niemeyer é frequentemente lembrado pelas suas inúmeras obras no país, diversas delas tombadas devido à representatividade cultural, histórica, arquitetônica e ambiental. E também pelas icônicas edificações e projetos espalhados pelo mundo.

Em Curitiba, é possível conferir uma de suas obras, o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo arquiteto e inaugurado em 2002. Também conhecido como Museu do Olho, o espaço fica no bairro Centro Cívico, um dos mais importantes da capital paranaense.   

Paulo Mendes da Rocha (1928-2021)

Paulo Mendes da Rocha foi premiado em 2006 com o projeto da Capela de São Pedro, de Campos do Jordão. O arquiteto também foi reconhecido por outras obras no país, como o Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, e ainda por construções no exterior.

A neuroarquitetura influencia na moradia! Quer saber como? Veja neste texto!

Obras pensadas para o futuro

Como já foi dito anteriormente, as obras são avaliadas de acordo com uma série de critérios. Além dos já citados, também são considerados outros aspectos, como: a inovação, a influência do arquiteto na arquitetura contemporânea, a promoção de design sustentável e os impactos culturais e sociais dos projetos.

Apesar de uma obra ser nomeada como um exemplo do trabalho do arquiteto, todo seu histórico e consistência na produção são considerados na análise, além da capacidade que ele tem de influenciar, incentivar novos profissionais e desenvolver tendências para o setor.

Com isso, é preciso ter uma trajetória voltada não só para a estética do projeto, mas também para questões sociais e ambientais, critérios tão presentes atualmente no ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, ou seja, Meio Ambiente, Social e Governança.

Qual o impacto da inteligência artificial na arquitetura? Venha descobrir neste link!

Construção eficiente

Por falar em obras pensadas na experiência do usuário e no mundo em que se vive, a Víncere Incorporadora atua focada nestes aspectos quando coloca um projeto em desenvolvimento, especialmente considerando o seu impacto socioambiental e tentando mitigá-lo.

A incorporadora está à frente de diversas edificações espalhadas pela cidade e em constante crescimento, principalmente em empreendimentos de alto padrão, que contam com design diferenciado, projetados por arquitetos locais reconhecidos.

Essas obras pensam em todos os detalhes, como as fachadas de alta performance ou o descarte e o reuso do material da construção durante a sua execução. 

Quer conhecer nossos imóveis disponíveis e os projetos em andamento? Encante-se com os empreendimentos pensados especialmente para você!

(Imagem: Unsplash)

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual a relação entre os condomínios e atividades físicas?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual a relação entre os condomínios e atividades físicas?

Espaços que propiciem a prática do exercício físico tendem a estimular e a incentivar a movimentação do corpo em...

Financiamento imobiliário no auge: chegou a sua hora de comprar?
Autor: Vincere Incorporadora

Financiamento imobiliário no auge: chegou a sua hora de comprar?

Aquecimento do setor impulsiona a realização de um dos investimentos mais altos ao longo da vida: a compra da...

Coliving e cohousing: como os espaços compartilhados se assemelham aos condomínios atuais
Autor: Vincere Incorporadora

Coliving e cohousing: como os espaços compartilhados se assemelham aos condomínios atuais

Termos estão relacionados à cultura do compartilhamento e à busca pela economia colaborativa e podem já fazer parte do...