Decoração Comfy: uma tendência que veio para ficar

Decoração Comfy: uma tendência que veio para ficar
23 nov. 2023

Veja como aplicar no seu apartamento uma decoração comfy com a sua cara

Conforto é a palavra da vez e o que todos procuram após um longo dia de atividades. Afinal, nada melhor do que se sentir confortável em sua própria casa.

Essa tendência ganhou mais espaço em 2020, ano em que a maior parte da população ficou confinada em suas residências devido à pandemia. Isso se expandiu quando houve a percepção de que se sentir confortável é importante para o bem-estar em todos os momentos.

Pode não parecer, mas uma decoração pesada afeta a saúde mental das pessoas, ainda mais as que passam a maior parte do tempo dentro de seus apartamentos. Em outras palavras, criar ambientes harmoniosos e confortáveis é fundamental para estar bem.

O que é a decoração comfy?

Comfy vem do inglês, comfortable, isto é, conforto. 

A decoração comfy nada mais é do que um estilo que preza pelo conforto, colocando-o como prioridade. Mas, além de conforto, ela proporciona outras boas sensações, como acolhimento, equilíbrio e relaxamento, entre outras.

O conforto pode se dar por meio dos materiais dos mobiliários, das cores ou das texturas do apartamento. Existem alguns elementos chave que proporcionam essa sensação maior de conforto e de aconchego. E o melhor: é possível aplicá-la em vários cômodos da residência.

Já ouviu falar em quiet luxury? Saiba mais neste texto em nosso blog!

Por onde começar?

Para montar uma decoração comfy no seu apartamento é preciso pensar em etapas. Uma boa ideia é começar pela coloração das paredes.

Já contamos anteriormente como as cores podem influenciar em cada ambiente da casa, e, no quesito conforto, ela também é importante.

Pense em cores claras e neutras, como branco, bege e tonalidades rosé. Tons que remetem à natureza, como amadeirado ou esverdeado, também são bem-vindos. 

O mesmo vale para a decoração: elementos naturais nos acabamentos, como madeira e fibras, trazem textura e relaxamento.

Elementos comfy

Quando você pensa em conforto, imagina uma textura macia, fofa e quente. Por isso, alguns elementos, como tapetes, almofadas e mantas têm tudo a ver com a decoração comfy. Aposte em texturas agradáveis ao toque, como tricô, e peças felpudas, que sejam convidativas.

O conforto também deve estar presente no sofá, nas poltronas e na cama, lugares voltados a um maior relaxamento. Por exemplo, os sofás com chaise ou no estilo modulares são confortáveis e permitem um descanso gostoso.   

Espalhar puffs pela sala ou quarto também agrega na decoração, pois são peças versáteis que podem ser usadas como assento, apoio para os pés ou mesinha lateral.

As cortinas, muitas vezes substituídas por persianas, voltam a ter vez na decoração comfy, principalmente as longas e pesadas. Além de blindar a luminosidade e oferecer privacidade, elas contribuem na decoração do ambiente.

Iluminação natural e quente

Aproveite o quanto puder da luz natural para iluminar os ambientes do seu apartamento. 

Para proporcionar uma iluminação que esteja alinhada à decoração comfy, crie ambientes com pontos focais, com luminárias e pendentes com luzes quentes, que decoram e relaxam.

Brinque com as camadas e a iluminação em alturas diversas, como velas e arandelas.

Estímulo natural

Uma decoração comfy remete ao espaço mais zen. Sendo assim, cuidado com o uso de televisores no quarto de dormir, prefira limitá-los aos ambientes de descontração, como a sala de estar.

Por outro lado, a decoração com plantas está mais do que liberada. E os motivos são vários: colorem o ambiente; renovam o ar; tiram os olhos e a atenção das telas, purificando a visão.

Algumas espécies de plantas contribuem para umidificar e hidratar o local ou, ainda, reduzir crises alérgicas.     

Artesanal e feito em casa

Por fim, itens reutilizáveis, artesanais ou feitos em casa são boas pedidas para a decoração. Sem falar que trazem um momento afetivo ainda maior, já que os materiais artesanais normalmente são feitos com muito carinho pelas pessoas.

E que tal se arriscar também na própria decoração? Um vaso ou porta-retrato que tenham a sua cara e personalidade.

Gostou da decoração comfy? Que tal aplicá-la em seu apartamento em um dos nossos empreendimentos?

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar
Autor: Vincere Incorporadora

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar

Independentemente do tamanho do espaço, é possível planejar uma lavanderia funcional e moderna no apartamento Quem nunca viu um...

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?

Muitos têm dúvidas entre qual profissional contratar em uma reforma ou na modificação de um cômodo de sua casa:...

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados
Autor: Vincere Incorporadora

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados

Planejamento, bons materiais e uma ajuda profissional podem fazer a diferença na reforma do apartamento: trazendo segurança e um...