Feng shui em casa: o que é e como aplicá-lo

Feng shui em casa: o que é e como aplicá-lo
23 jan. 2023

Técnica oriental é utilizada para harmonizar e eliminar as energias negativas; veja como adotar em sua residência

No começo do ano, muita gente pensa em renovação: fazer aquela limpeza, eliminar o que não se usa mais, trazer novos ares para dentro de casa. E é neste momento que as técnicas do feng shui entram em ação, harmonizando os ambientes e renovando as energias por meio da decoração, das cores, do paisagismo, da disposição dos móveis, entre outras possibilidades.

Mas vamos começar falando sobre o que é o feng shui. De origem chinesa, seu nome faz referência, respectivamente, ao vento e à água. Acredita-se que utilizar os elementos da cultura chinesa e da natureza auxilia a equilibrar o chi, a energia que existe e circula em tudo.

Sendo assim, o feng shui em casa existe para equilibrar o chi dos ambientes, de acordo com a característica de cada local. 

Para isso, é realizado um estudo mais aprofundado com o uso do baguá, um octógono que guia e direciona para as mudanças que devem ser realizadas.

Entendendo o feng shui

Como falamos anteriormente, para diagnosticar as alterações que devem ser realizadas na residência usa-se o baguá, que identifica na planta baixa do imóvel o que necessita ser harmonizado.

Cada canto do octógono representa uma área da vida, com uma forma, elemento e cor. São elas:

Prosperidade – Cor roxo, elemento madeira, forma retangular. Relação com financeiro, plenitude e abundância em outras áreas da vida.

Sucesso – Cor vermelho, elemento fogo, forma triangular. Reconhecimento, reputação e a visão que o mundo tem de você.

Relacionamento – Cor rosa, elemento terra, forma quadrada. Sua relação com você mesmo e com o outro.

Criatividade – Cor branca, elemento metal, forma redonda. Ideias e projetos, soluções de problemas que estão por vir.

Amigos – Cor cinza, elemento metal, forma redonda. Representa os amigos físicos e os espirituais.

Trabalho – Cor preta, elemento água, forma sinuosa. Profissão, rotinas diárias e missão.

Espiritualidade – Cor azul, elemento terra, forma quadrada. Paz interior, valores e conhecimento.

Família – Cor verde, elemento madeira, forma retangular. Relação com pais e antepassados.

Saúde – Cor amarelo, elemento terra, forma quadrada. Fica ao centro do octógono e é a conexão com os demais, representando as saúdes física, mental, emocional e espiritual.

O círculo cromático ajuda a melhorar a harmonização dos ambientes. Leia mais sobre o assunto.

É importante que a análise geral seja feita por alguém com conhecimento em feng shui para uma correta orientação. Mas é possível já adotar algumas práticas, que harmonizam a residência e estimulam as boas energias.

Aplicando o feng shui em casa

De acordo com as técnicas do feng shui, cada cômodo da residência tem uma energia própria. Portanto, cada um deve receber uma atenção individualizada.

Minimalismo é muito ligado aos conceitos da arte milenar. Iniciamos o texto falando sobre eliminar o que não tem mais uso, uma ação corriqueira nas residências e que já incorpora um pouco da técnica. Por isso, desapegue, doe e faça o descarte sustentável e consciente.

Mencionamos também os elementos da natureza na cultura oriental e eles aparecem na exploração dos sentidos. Abuse das plantas e do bom paisagismo, dos odores e diferentes aromas, das texturas, cores e dos sons que o ambiente pode proporcionar. Sempre abra as janelas e permita que a iluminação natural entre e o ar circule e se renove.

Na decoração, de forma geral, o uso de espelhos é bom, mas lembre-se de que eles refletem e duplicam as coisas. Então evite deixá-los em lugares desorganizados e priorize a fartura dos alimentos, colocando-os na sala de jantar, por exemplo.

E não esqueça de que organização é fundamental para os bons fluidos. Mantenha a residência sempre em ordem, com consertos e manutenções pendentes em dia.

Veja outras dicas para aproveitar o feng shui em casa

Na entrada:

Retire os sapatos ao entrar em casa: além de higiênico, você não traz para dentro os problemas e estresses de fora.  

Pensando nos sons e movimentos, uma fonte de água na entrada cria um fluxo energético leve e tranquilo.

No quarto:

Evite que a cama esteja de costas para portas ou janelas: prefira as paredes lisas. Deixe os nichos e prateleiras para outras paredes que não em cima da cabeceira.

Na decoração, utilize pares: uma mesinha de cabeceira de cada lado, duas almofadas, duas prateleiras. Isso aumenta o equilíbrio e a estabilidade da relação (seja casal, irmãos).

Na sala:

Prefira os móveis arredondados e circulares, de preferência, virados para a porta de entrada, para acolher quem entra no ambiente. Sofás em L também transmitem acolhimento.

Na cozinha:

Abuse dos temperos naturais para decorar e trazer um bom aroma no local.

Quer aromatizar os ambientes de acordo com os cômodos? Dê uma olhadinha neste texto sobre aromaterapia em casa!

No banheiro:

Tampa do vaso sempre abaixada e porta sempre fechada: este é o local onde descarregamos as energias e purificamos o corpo. Mantendo tudo fechado, evita-se que as energias negativas saiam de lá.

Veja outras tendências de decoração de apartamentos aqui.

Viu como é fácil aplicar um pouquinho do feng shui em casa? E, claro: emanar boas energias e vibrações internamente é fundamental para prosperar com boas energias!

Conheça o Serra Juvevê, um empreendimento com plantas amplas ideal para a prática do feng shui em casa. 

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...