Mesa posta: tendência valoriza os eventos em casa

Mesa posta: tendência valoriza os eventos em casa
24 jul. 2023

Elaborar uma mesa bonita e atrativa pode deixar seu evento ainda mais elegante e os convidados ainda mais satisfeitos

Vai receber um grupo de amigos para um jantar ou está organizando um evento no seu apartamento e não sabe como dispor os pratos ou arrumar a mesa? O conceito da mesa posta pode te ajudar.

A tendência ressurgiu na pandemia, quando as pessoas passavam mais tempo em suas residências e aproveitavam para curtir o momento em família, com um diferencial de sempre arrumar bem a mesa antes das refeições. Se para alguns isso já poderia fazer parte da rotina, para outros ela passou a ser incorporada.

Até porque o conceito da mesa posta existe há séculos, quando as salas de jantar passaram a fazer parte das moradias e os grandes banquetes eram servidos em mesas arrumadas e bonitas.

O bom é que hoje, a mesa posta pode ser utilizada tanto no dia a dia, durante as refeições em família, como em pequenos eventos, sofisticando ainda mais o momento. E o melhor: há uma infinidade de possibilidades e combinações para valorizar a ocasião.

Por onde começar?

Gostei da ideia e quero começar hoje, em casa, ou na próxima reunião de amigos que fizer. Quais os primeiros passos?

A mesa posta varia muito de acordo com o estilo de anfitrião, do tema da celebração ou mesmo do clima do ambiente. A definição das paletas de cores e da decoração também entra nesse momento e vai de acordo com a ocasião:

mesa posta - Freepik

É um café da manhã? Cores leves e sortidas, flores, tons pasteis. 

Um almoço pede tonalidades mais fortes, como vermelho, verde. 

Para deixar um jantar mais elegante, o preto, dourado. 

Tudo isso de acordo com a decoração do seu apartamento, para que fique harmonioso.

Veja mais sobre a combinação de cores na decoração aqui.

Defina também a quantidade de convidados e solicite confirmações, para poder se programar em relação às quantidades de comida e para que não fique nenhum espaço aberto na mesa.

Itens essenciais

Como dissemos anteriormente, são inúmeras as possibilidades de combinações em uma mesa posta. Das mais simples às mais sofisticadas, elas podem ser rústicas ou ainda modernas. O clima do ambiente quem vai ditar é você.

 Mas independentemente do tema, alguns itens são básicos para uma mesa posta:

– Louça

– Talheres e copos

– Guardanapos

Outro item essencial é o apoio para os pratos. Aqui já começamos com as variações e a determinar o estilo do evento. Pode ser usada uma toalha de mesa, inteira, ou ainda individuais, com os jogos americanos e os sousplats.

O objetivo da mesa posta não é onerar o evento, e sim utilizar aquilo que você já tem em casa, com uma boa iluminação, de forma mais estilosa, mas sem seguir regras ou imposições.

Do simples ao sofisticado

Quem nunca se apavorou ao pensar em ir a um jantar e se deparar com aquela infinidade de talheres e uma formalidade não muito convencional? Este sentimento é normal, principalmente quando não faz parte da rotina.

Mas quem vai determinar a quantidade de talheres e louça na mesa é você, de acordo com os pratos que serão servidos. Um evento simples exige apenas a louça básica, já um evento em várias etapas necessita de mais talheres e acessórios.  

Nos últimos tempos, inclusive, muitos eventos são realizados com as fingerfoods, canapés que podem ser degustadas com as mãos.

Nas combinações, use o bom senso: jogo de louça colorido e estampado, mescle com apoios lisos e vice-versa.

Itens a considerar

Algumas coisas não são totalmente necessárias, mas podem contribuir e agregar o evento. Por exemplo:

Capas de cadeira – investimento que poucas pessoas têm em casa, mas que facilita – principalmente se suas cadeiras forem estofadas – em relação à limpeza de manchas de gordura e molho, por exemplo.

Arranjos de mesa – antes de cogitá-los, avalie o tamanho da mesa e a quantidade de convidados. Você não vai querer ninguém apertado e desconfortável, pode ter certeza. 

Elementos como arranjos, velas e flores enriquecem a mesa, mas tome cuidado com os excessos e odores – além disso, em muitos casos, os arranjos centrais tapam a visualização das pessoas no outro lado da mesa.

Quando analisar o que tem em casa que possa ser útil para o evento, aproveite para fazer circular itens que estão guardados há tempos e que não serão utilizados. Assim, você ganha espaço em casa e repassa objetos que podem ser da necessidade de outra pessoa.

E o mais importante: divirta-se e aproveite a noite. Mesa posta é uma demonstração de afeto. Quem sabe isso não vira uma rotina para você?

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hall de entrada e seu impacto em um empreendimento
Autor: Vincere Incorporadora

Hall de entrada e seu impacto em um empreendimento

Cartão de visita, o hall de entrada transmite as primeiras impressões a respeito de um edifício, tornando-se importante para...

Apartamentos openview: a busca por integração
Autor: Vincere Incorporadora

Apartamentos openview: a busca por integração

Este modelo de planta traz mais versatilidade aos imóveis, fazendo com que se alinhem ao interesse dos proprietários em...

As vantagens de morar em um condomínio misto
Autor: Vincere Incorporadora

As vantagens de morar em um condomínio misto

Empreendimentos incluem unidades residenciais e comerciais em um mesmo local, agregando valor para aqueles que residem no imóvel Já...