Ano novo, limpeza geral: saiba como limpar seu guarda-roupas
Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...
Elaborar uma mesa bonita e atrativa pode deixar seu evento ainda mais elegante e os convidados ainda mais satisfeitos
Vai receber um grupo de amigos para um jantar ou está organizando um evento no seu apartamento e não sabe como dispor os pratos ou arrumar a mesa? O conceito da mesa posta pode te ajudar.
A tendência ressurgiu na pandemia, quando as pessoas passavam mais tempo em suas residências e aproveitavam para curtir o momento em família, com um diferencial de sempre arrumar bem a mesa antes das refeições. Se para alguns isso já poderia fazer parte da rotina, para outros ela passou a ser incorporada.
Até porque o conceito da mesa posta existe há séculos, quando as salas de jantar passaram a fazer parte das moradias e os grandes banquetes eram servidos em mesas arrumadas e bonitas.
O bom é que hoje, a mesa posta pode ser utilizada tanto no dia a dia, durante as refeições em família, como em pequenos eventos, sofisticando ainda mais o momento. E o melhor: há uma infinidade de possibilidades e combinações para valorizar a ocasião.
Gostei da ideia e quero começar hoje, em casa, ou na próxima reunião de amigos que fizer. Quais os primeiros passos?
A mesa posta varia muito de acordo com o estilo de anfitrião, do tema da celebração ou mesmo do clima do ambiente. A definição das paletas de cores e da decoração também entra nesse momento e vai de acordo com a ocasião:
É um café da manhã? Cores leves e sortidas, flores, tons pasteis.
Um almoço pede tonalidades mais fortes, como vermelho, verde.
Para deixar um jantar mais elegante, o preto, dourado.
Tudo isso de acordo com a decoração do seu apartamento, para que fique harmonioso.
Veja mais sobre a combinação de cores na decoração aqui.
Defina também a quantidade de convidados e solicite confirmações, para poder se programar em relação às quantidades de comida e para que não fique nenhum espaço aberto na mesa.
Como dissemos anteriormente, são inúmeras as possibilidades de combinações em uma mesa posta. Das mais simples às mais sofisticadas, elas podem ser rústicas ou ainda modernas. O clima do ambiente quem vai ditar é você.
Mas independentemente do tema, alguns itens são básicos para uma mesa posta:
– Louça
– Talheres e copos
– Guardanapos
Outro item essencial é o apoio para os pratos. Aqui já começamos com as variações e a determinar o estilo do evento. Pode ser usada uma toalha de mesa, inteira, ou ainda individuais, com os jogos americanos e os sousplats.
O objetivo da mesa posta não é onerar o evento, e sim utilizar aquilo que você já tem em casa, com uma boa iluminação, de forma mais estilosa, mas sem seguir regras ou imposições.
Quem nunca se apavorou ao pensar em ir a um jantar e se deparar com aquela infinidade de talheres e uma formalidade não muito convencional? Este sentimento é normal, principalmente quando não faz parte da rotina.
Mas quem vai determinar a quantidade de talheres e louça na mesa é você, de acordo com os pratos que serão servidos. Um evento simples exige apenas a louça básica, já um evento em várias etapas necessita de mais talheres e acessórios.
Nos últimos tempos, inclusive, muitos eventos são realizados com as fingerfoods, canapés que podem ser degustadas com as mãos.
Nas combinações, use o bom senso: jogo de louça colorido e estampado, mescle com apoios lisos e vice-versa.
Algumas coisas não são totalmente necessárias, mas podem contribuir e agregar o evento. Por exemplo:
Capas de cadeira – investimento que poucas pessoas têm em casa, mas que facilita – principalmente se suas cadeiras forem estofadas – em relação à limpeza de manchas de gordura e molho, por exemplo.
Arranjos de mesa – antes de cogitá-los, avalie o tamanho da mesa e a quantidade de convidados. Você não vai querer ninguém apertado e desconfortável, pode ter certeza.
Elementos como arranjos, velas e flores enriquecem a mesa, mas tome cuidado com os excessos e odores – além disso, em muitos casos, os arranjos centrais tapam a visualização das pessoas no outro lado da mesa.
Quando analisar o que tem em casa que possa ser útil para o evento, aproveite para fazer circular itens que estão guardados há tempos e que não serão utilizados. Assim, você ganha espaço em casa e repassa objetos que podem ser da necessidade de outra pessoa.
E o mais importante: divirta-se e aproveite a noite. Mesa posta é uma demonstração de afeto. Quem sabe isso não vira uma rotina para você?
Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...
Arte do “mais é mais” domina o conceito do maximalismo, que se opõe ao conhecido “menos é mais” do...
Adaptações às tendências pessoais, aos avanços tecnológicos e à sustentabilidade devem guiar o mercado imobiliário Qual o futuro do...