Tipos de piso para cozinha: você sabe como escolher?

Tipos de piso para cozinha: você sabe como escolher?
23 dez. 2024

Decisão deve ser tomada com base na praticidade, além da beleza, da qualidade e, claro, do custo

Definir qual o melhor material para o piso da cozinha não é uma tarefa fácil. É possível encontrar uma variedade de cores, acabamentos, durabilidade e estilo entre as diversas opções disponíveis no mercado. 

Por isso, é necessário considerar todos os detalhes, inclusive do tipo de ambiente e a metragem necessária, para fazer uma escolha certeira e sem arrependimentos.

Está pronto para saber mais sobre as opções? Confira na sequência do artigo!

Já conhece as tendências dos imóveis de alto padrão?

Tipo de cozinha

Os imóveis de hoje em dia trazem diferentes plantas e disposições para um ambiente tão importante como a cozinha – o coração de uma casa para muitos. Portanto, antes de definir qual o material do piso da cozinha, leve em conta o tipo de ambiente que vai recebê-lo.

É uma cozinha compacta? O piso branco pode trazer mais amplitude ao local. Outra opção são as placas simétricas pequenas em porcelanato.

Para cozinhas grandes, o ideal é apostar em peças com poucas demarcações e recortes ou pisos como vinílico e de cimento queimado, que trazem uma maior rusticidade.

Agora, se a sala é integrada à cozinha, é interessante pensar em uma alternativa que percorra todo o espaço entre os dois ambientes, criando uma sensação de continuidade e fluidez.

O mesmo vale para cozinhas no estilo gourmet e com varanda, que são integradas à área de churrasqueira. Esses ambientes pedem pisos práticos, mas que ao mesmo tempo remetam ao aconchego deste local.

Quer ter uma lavanderia funcional em seu apartamento? Veja como aqui!

O que considerar na hora da escolha do piso da cozinha?

Durabilidade, praticidade e segurança estão entre os pontos principais na escolha de um piso de cozinha e obviamente devem ser levados em consideração no momento da compra.

Como a cozinha é um local de alta circulação de pessoas diariamente, a durabilidade do piso é fundamental para que ele tenha uma longa vida útil. 

Já a praticidade se relaciona à limpeza, que também provavelmente será diária, já que, inevitavelmente, cairão alimentos e líquidos, além de, em alguns modelos de apartamentos, ser um espaço para refeições.

Sobre a segurança, é preciso ter cuidado com os materiais muito escorregadios, que possam causar quedas e acidentes. 

Independentemente do tipo de piso selecionado, recomenda-se sempre investir em acabamentos antiderrapantes e evitar o uso de tapetes, que podem deixar o ambiente ainda mais liso e perigoso.

Dito tudo isso, vamos conhecer mais alguns tipos de piso para cozinha?

Tipos de piso para cozinha

Cerâmica

O piso cerâmico é versátil, por ter um custo-benefício bom e, ao mesmo tempo, ser bonito e prático para limpeza. Um dos pontos contrários é o fato de ser escorregadio ao entrar em contato com líquidos. Como o ambiente é propício para tal, um antiderrapante pode ser um bom complemento para torná-lo mais seguro, especialmente em casas com crianças e idosos.

Porcelanato

Um dos pisos que mais faz sucesso nas cozinhas por ter beleza, alta durabilidade e diferentes colorações. Ele permite um planejamento e combinações interessantes com os móveis e objetos decorativos, especialmente em plantas com integração com sala ou varanda.  

Vinílico

Uma excelente alternativa para quem pretende reformar a cozinha. De rápida instalação, este piso pode ter diferentes formatos, como rolos ou placas adesivas.

Mármore

De pedra natural, o mármore é muito comum também nas bancadas e pias de cozinhas e pode fazer um belo jogo com o piso. Além dele, o granito cumpre a mesma função.

Cimento queimado

No topo dos modelos mais acessíveis, o cimento queimado une a modernidade e a urbanidade ao ambiente. Para o piso de cozinha, é fundamental que ele tenha acabamentos antiderrapantes, contribuindo para evitar acidentes.

Epóxi

É um tipo de piso com aspecto brilhante, que já é antiderrapante e resistente ao calor, tornando-se um material muito indicado para as características da cozinha.

Como calcular o tamanho do piso para cozinha?

Para saber qual a metragem e o tamanho do piso para comprar, meça a cozinha de ponta a ponta e multiplique o comprimento pela largura. Feito isso, analise as medidas do modelo escolhido.

A Expo Revestir mostrou as melhores novidades do ano, confira algumas tendências!

Viu como existem muitas opções para o piso da cozinha? Escolha qual perfil se encaixa para suas necessidades e dê uma nova cara a um dos ambientes mais gostosos do apartamento.

Quer conhecer nossas opções de imóveis disponíveis? Clique aqui e converse com um dos nossos atendentes!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ano novo, limpeza geral: saiba como limpar seu guarda-roupas
Autor: Vincere Incorporadora

Ano novo, limpeza geral: saiba como limpar seu guarda-roupas

Época é propícia para renovações e limpezas; veja como deixar o armário de roupas limpo, arejado e cheiroso para...

Estilos de decoração: a vez do maximalismo
Autor: Vincere Incorporadora

Estilos de decoração: a vez do maximalismo

Arte do “mais é mais” domina o conceito do maximalismo, que se opõe ao conhecido “menos é mais” do...

O que esperar do mercado imobiliário para o próximo ano?
Autor: Vincere Incorporadora

O que esperar do mercado imobiliário para o próximo ano?

Adaptações às tendências pessoais, aos avanços tecnológicos e à sustentabilidade devem guiar o mercado imobiliário Qual o futuro do...