
Espaços para crianças no condomínio: segurança e valorização do imóvel
Ter um espaço kids no condomínio garante tranquilidade aos pais, diversão segura para as crianças e ainda valoriza o...
Item presente na maior parte dos apartamentos, o tapete na decoração pode trazer estilo e ajudar na acústica e na sensação térmica do ambiente
Difícil entrar em uma residência sem nenhum tapete na decoração, não é mesmo? Acessório muito utilizado, especialmente em cidades com variação climática grande, como Curitiba, o tapete tem inúmeras utilidades e formas de uso.
Além de decorar e dar personalidade ao ambiente, o tapete reflete o comportamento e estilo dos moradores, podendo ser usado em todo o apartamento. Além de trazer essas características, ele auxilia a manter a acústica e a sensação térmica do local, proporcionando mais conforto e aconchego.
Quer saber como usar o tapete na decoração do apartamento da melhor forma? Acompanhe o restante do texto!
Já ouviu falar na decoração comfy? Tendência que proporciona muito conforto.
O tapete na decoração é um acessório que complementa. Por isso, ele deve estar alinhado ao estilo do restante do apartamento, baseado na escolha dos proprietários. Quais as características do imóvel? Mais natural, minimalista, rústico?
Por exemplo, um tapete de fibra natural combina com decorações e móveis em madeiras e que remetem à naturalidade. Já um tapete sintético tem mais a ver com um estilo mais industrial. Mas isso, claro, não é uma regra!
O local onde o tapete será colocado também influencia no modelo de tapete.
A boa notícia para quem gosta do acessório é que ele pode ser usado em todos os ambientes de um apartamento, desde na área externa como nas partes internas.
Em espaços conectados, como salas para dois ambientes ou com cozinha integrada, o tapete pode servir como um demarcador de área, diferenciando os locais. É importante pensar no tipo do tapete para cada espaço, afinal, eles podem ter finalidades diferentes.
O contraste de cores do mobiliário e do ambiente com o tapete é também muito válido na decoração: para ambientes mais escuros, aposte nos tapetes mais claros, e vice-versa. Outra boa opção é trazer a coloração do ambiente neste item.
Saiba como utilizar as cores na decoração do seu apartamento!
A maior parte das pessoas usa o tapete embaixo de móveis, como sofás, mesas, poltronas. Nestes casos, o ideal é que ele seja um pouco maior que o mobiliário, especialmente para evitar enroscos de pés de cadeira ou tropeços.
Entre os tipos de tapete na decoração, já falamos sobre os de fibras naturais – que vem das plantas ou animais –, os sintéticos – que passam por processos industrializados e uso de materiais como nylon, poliéster ou acrílico –, mas eles podem ser dos mais variados materiais.
Independentemente do material usado, os tapetes bem peludos, por exemplo, são indicados para salas de tvs e quartos, pois remetem ao conforto, não sendo recomendados para áreas de alto tráfego.
Tapetes de fácil limpeza e lavagem, como os de nylon, devem ficar na sala de jantar e corredores de alto trânsito, pois são mais práticos para higienizar com frequência.
– É possível brincar com os formatos de tapetes: quadrado, redondo, oval, mesclando com os estilos dos móveis;
– A sobreposição é muito bem-vinda, principalmente com o uso dos formatos e colorações diferentes, dando ainda mais personalidade ao ambiente;
– Tapete na parede, por que não? A tapeçaria de parede dá um ar mais artesanal ao espaço, sendo uma ótima opção de decoração.
Lembre-se de que todos os tapetes da casa devem estar fixos nos pisos, para evitar acidentes – especialmente em casas com crianças e idosos. Eles podem ser presos por meio de fitas dupla face, para melhor aderência, ou mesmo por um móvel.
Gostou das dicas? Que tal aplicá-las na prática ao decorar seu novo imóvel com belos tapetes? Encontre o apartamento ideal para você e sua família em nossos empreendimentos!
(Imagens: Pexels)
Ter um espaço kids no condomínio garante tranquilidade aos pais, diversão segura para as crianças e ainda valoriza o...
Tecnologia ainda mais integrada ao cotidiano e designs mais abrangentes e multiuso estão entre as tendências para 2026 O...
Os modelos de apartamento garden proporcionam aos moradores a sensação de estar em uma casa, mas com a segurança...