Qual o impacto de um imóvel na vida do brasileiro?

Qual o impacto de um imóvel na vida do brasileiro?
17 jul. 2023

É difícil perceber o reflexo de um imóvel na vida de uma pessoa, mas ele se apresenta de diferentes formas, como vamos demonstrar neste artigo

O que motiva uma pessoa na compra de um imóvel? Qual o impacto de um imóvel na vida de uma família?

Essas são questões difíceis de serem respondidas, mas que costumam refletir diretamente no cotidiano de diversas formas. Existe o reflexo psicológico, na sensação de bem-estar, no sentimento de segurança, nas relações com os familiares, além de aspectos práticos, como a localização, os deslocamentos, entre outras diversas possibilidades.

Sabe-se que a compra da casa própria continua sendo o sonho da maioria dos brasileiros, conforme mostramos neste artigo do blog. A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostrou o impacto de um imóvel na vida de um brasileiro em uma pesquisa realizada recentemente.

Veja os principais pontos levantados sobre o impacto de um imóvel na vida das pessoas:

– Conforto material – Ter o seu próprio imóvel traz conforto para a vida em todos os aspectos. Não é segredo que esse impacto extrapola os benefícios psicológicos e leva proteção às famílias. Os imóveis novos e planejados, como o Hall Design, oferecem estrutura que garante aconchego térmico e acústico, dando ainda mais tranquilidade aos moradores.

– Autoestima – Cerca de 27% da população brasileira vive de aluguel e a casa própria é considerada um aspecto fundamental na vida do brasileiro, de acordo com o Censo da Moradia. Estar com o imóvel quitado ou no processo de financiamento repercute diretamente na maneira como o brasileiro enxerga a sua vida.

– Saúde física – A tranquilidade psicológica somada ao conforto térmico – em uma cidade mais fria, como Curitiba – contribui para a melhoria da saúde em seu conceito mais amplo. As típicas doenças respiratórias, bastante comuns nos períodos de inverno, se tornam menos frequentes.

– Lazer e entretenimento – Os novos imóveis, especialmente os condomínios, oferecem opções de lazer e entretenimento para crianças e adultos. Áreas comuns como piscinas, salão de jogos, quadras esportivas, entre outras, trazem tranquilidade para passar o tempo em família, com privacidade e segurança, caso dos rooftops.

– Sono e repouso – Quando se pensa nos benefícios trazidos pelos quatro itens acima, há um reflexo direto no sono, que é um dos aspectos fundamentais para a vida. Falamos um pouco sobre o ciclo circadiano neste artigo e em como ele interfere na qualidade de vida.

– Segurança física – Infelizmente, o Brasil é um país que traz riscos de segurança pública diariamente. Nesse contexto, empreendimentos em condomínios aumentam a segurança de todos os envolvidos, além de oferecerem espaços para as crianças se divertirem sem necessidade de sair.

– Relacionamento com a família – Naturalmente, o relacionamento entre as pessoas se torna mais simples em um ambiente confortável, no qual cada pessoa conta com seu espaço privativo, além de áreas comuns para interagir com os outros.  

– Interação com os amigos – É comum procurar imóveis em bairros conhecidos e que contem com um círculo social de amigos e familiares nas proximidades. Uma das características de condomínios com áreas comuns é ampliar as opções de relacionamento das famílias, permitindo a criação de amizades com vizinhos nas atividades do dia a dia: academia, passeio com o cachorro ou brincadeira com os filhos.

– Mobilidade e transporte – Esse é um ponto crítico e determinante na escolha de um empreendimento. É comum que a localização seja o principal – ou um dos mais importantes — critério na escolha de um imóvel. Afinal de contas, trata-se de um bem que será usado ao longo dos anos.

Nesse contexto, optar por imóveis acessíveis de forma rápida pelo transporte individual, mas que também estejam próximos dos eixos de transporte de um município é uma opção. A capacidade de se deslocar é determinante para a qualidade de vida, podendo reduzir o tempo gasto para chegar ao trabalho ou escola, por exemplo.

– Desenvolvimento profissional – Muitas evoluções profissionais deixam de ser feitas pelo tempo despendido em deslocamentos, por exemplo. Da mesma forma, a tranquilidade e a autoestima trazidas pelo imóvel costumam trazer novas possibilidades para a vida. Isso pode envolver a evolução profissional, seja para uma transição de carreira ou mesmo para crescer dentro da atual categoria.

Os imóveis são um bem material capaz de transformar completamente a vida de uma família. É difícil encontrar outro investimento ou aplicação de recursos que seja, ao mesmo tempo, seguro do ponto de vista financeiro e que seja capaz de impactar a vida de várias pessoas em diversas esferas: da saúde ao desempenho profissional.

Está interessado em adquirir um imóvel? Conheça as unidades do novo empreendimento da Víncere Incorporadora: Hall Design.

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...