Como se preparar para morar sozinho

Como se preparar para morar sozinho
16 out. 2023

Veja algumas dicas para colocar em prática enquanto se planeja dar início à vida independente e morar sozinho

Chegou a hora de morar sozinho? Não precisa ter medo! Seguir alguns conselhos e ouvir pessoas com mais experiência pode tornar esse momento mais tranquilo, mas não existe regra para criar sua independência.

E você não está sozinho nesta missão.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 15,9% dos cerca de 74 milhões de domicílios do país são ocupados por apenas uma pessoa. O instituto adota um termo para explicar o ato de viver sozinho: uma unidade doméstica unipessoal.

Este número tem crescido muito nos últimos anos: em 2012, representavam aproximadamente 12% do total. E o perfil de quem vive sozinho é bastante diverso em relação à idade:

  • 45,9% tem entre 30 e 59 anos;
  • 41,8% acima de 60 anos;
  • 12,3% entre 15 e 29 anos.

Independentemente de sua idade, vamos listar alguns passos que podem auxiliar na mudança e tornar a experiência de morar sozinho ainda mais prazerosa. 

Hoje em dia, muitos imóveis estão se adaptando à geração Z  ou aqueles que sempre sonharam em viver sozinhos, criando uma boa vantagem na hora de se mudar, tanto nas áreas privativas quanto nas comuns.

Morar sozinho: veja algumas dicas

Tenha um planejamento financeiro

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 79% das pessoas que moram sozinhas não se planejaram financeiramente para isso. A consequência? Orçamentos extrapolados e contas atrasadas.

Mas isso não precisa ser uma realidade para você! Com um bom planejamento de acordo com a sua renda, as coisas dão muito certo. Não desista e faça as mudanças conforme seu tempo e bolso.

Uma das boas dicas é: comece a se preparar e poupar dinheiro desde já. Afinal, além da mudança em si, há os móveis para mobiliar o local e os custos de vida fixos – que você pode começar a listar, como contas de luz, água, internet, condomínio, mercado, entre outros.

Alugar ou comprar

Esse ponto também envolve uma boa reserva financeira, caso a opção escolhida seja a compra de um imóvel. Comprar o primeiro imóvel é um momento único, aguardado por muitas pessoas – neste artigo, mostramos o impacto de um imóvel na vida do brasileiro.

Por isso, pesquise bem a região da compra – falaremos mais sobre localização no próximo tópico – independentemente se para a compra ou o aluguel, e certifique-se de que o imóvel oferece tudo o que você precisa.

Apartamentos em condomínios grandes, com diversas áreas comuns, podem ser uma excelente opção para um início de vida, principalmente se você for usuário de todas essas oportunidades, como espaço coworking, academia, piscina, entre outros.

Localização   

A localização do imóvel é muito importante para quem vai morar sozinho. Então, além do custo do imóvel, analise e procure por lugares com boa qualidade de vida, segurança, abastecido de serviços e facilidade de locomoção.

Veja também se ele é próximo dos lugares que você frequenta, como faculdade, cursos, lazer e nas proximidades de seus amigos e familiares.

Por vezes, um imóvel mais próximo dos seus afazeres contribui para reduzir os custos de deslocamento e aumenta a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. 

Conheça os diferenciais do Centro Cívico, um excelente bairro para morar em Curitiba.

Organize-se

Se morar sozinho assusta, fazer uma mudança pode ser ainda mais apavorante, principalmente se você não for uma pessoa muito organizada. 

Comece por arrumar todos os seus pertences, assim, você consegue ter uma ideia do que vai levar junto e o que vai descartar. Aproveite este momento também para doar o que pode ser útil para outras pessoas.

Desfrute das vantagens de morar sozinho: a privacidade, a liberdade para gerenciar as escolhas, a independência financeira, a autonomia para tomar decisões, a maior responsabilidade e curta este momento.

Conheça os empreendimentos da Víncere Incorporadora!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar
Autor: Vincere Incorporadora

Lavanderia funcional no apartamento: como organizar

Independentemente do tamanho do espaço, é possível planejar uma lavanderia funcional e moderna no apartamento Quem nunca viu um...

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?
Autor: Vincere Incorporadora

Qual a diferença entre designer de interiores e arquiteto?

Muitos têm dúvidas entre qual profissional contratar em uma reforma ou na modificação de um cômodo de sua casa:...

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados
Autor: Vincere Incorporadora

Reforma do apartamento: veja alguns cuidados

Planejamento, bons materiais e uma ajuda profissional podem fazer a diferença na reforma do apartamento: trazendo segurança e um...