A relação das franquias de casa e construção com o mercado imobiliário

A relação das franquias de casa e construção com o mercado imobiliário
23 jan. 2024

Puxada pela queda dos juros, a melhora de resultados do segmento faz com que as franquias de casa e construção aprimorem os seus resultados tanto em relação às obras quanto à decoração

O setor de franquias tem grande importância na economia brasileira: quase 1,6 milhão de brasileiros estão empregados por meio deste setor. Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que, entre o quatro trimestre de 2022 e os três primeiros de 2023, o faturamento acumulado foi de R$ 231,5 bilhões – um crescimento de 13,3% na comparação com o mesmo período.

No desempenho consolidado de 2022, a ABF mostrou que existem mais de 3 mil marcas operando com o modelo de franchising no país, somando mais de 185 mil unidades. Além dos setores tradicionais do mercado, como alimentação e serviços, as franquias de casa e construção mostraram uma grande evolução ao longo dos quatro últimos trimestres – o último de 2022 e os três primeiros de 2023.

Quais são os tipos de franquias mais comuns no Brasil? Explicamos neste artigo!

Em geral, este segmento costuma acompanhar o desempenho do mercado imobiliário. No terceiro trimestre de 2023, as vendas de imóveis tiveram um crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior: foram 82.385 unidades comercializadas em todo o país contra 79.101 do ano anterior.

Esta expansão foi registrada em quase todo o país, conforme a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A região Norte se destacou, com 12,7% de aumento, seguida pelo Sudeste (9,7%) e Centro-Oeste (5,4%). Muito deste processo construtivo já se engloba em novos moldes de planejamento, envolvendo a inteligência artificial, e com cuidados voltados à sustentabilidade das obras.

Projeções positivas para franquias de casa e construção

O mercado de imóveis é altamente influenciado pelas taxas de juros do país, que estão em queda: a taxa básica de juros, a Selic, iniciou 2023 em 13,75% ao ano e está em 11,75% após a decisão de dezembro de 2023. Com isso, os financiamentos imobiliários se tornam mais acessíveis à boa parte da população – e a compra de um imóvel tem o potencial de transformar a vida de uma pessoa.

De investidores a quem busca o primeiro imóvel, as boas condições macroeconômicas são fatores fundamentais para a evolução do segmento imobiliário. Os resultados positivos do setor impactam toda a cadeia envolvida neste segmento: justamente o posto ocupado pelas franquias de casa e construção.

Além disso, historicamente o Brasil ainda tem um déficit habitacional e principalmente de infraestrutura, o que permite ao segmento navegar nas quedas dos juros e encontrar boas oportunidades de negócios em todo o território nacional.

As franquias de casa e construção conseguem se enquadrar em produtos e serviços tanto voltados às obras propriamente ditas quanto na busca pela decoração ideal – confira, em nosso blog, dicas voltadas à decoração para o Natal, com o perfil Comfy, ou o quiet luxury, além dos cuidados com a mesa posta.

Não é à toa, portanto, que as franquias de casa e construção tiveram um aumento de 14,8 mil unidades em 2021 para 15,9 mil em 2022 – uma expansão de 10,7%. No terceiro trimestre de 2023, este número de negócios já estava em quase 17 mil, com um crescimento superior a 9%.

Está buscando um imóvel em Curitiba? Conheça os empreendimentos desenvolvidos pela Víncere Incorporadora!

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Você conhece os smart condos?
Autor: Vincere Incorporadora

Você conhece os smart condos?

Condomínios inteligentes introduzem a tecnologia à rotina, visando a integração com o meio ambiente e proporcionando boas experiências aos...

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024
Autor: Vincere Incorporadora

As tendências para mobiliar apartamentos em 2024

Investir na cor do ano – Peach  Fuzz –, destaque para a natureza, foco na sustentabilidade e iluminação automatizada...

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba
Autor: Vincere Incorporadora

Bairro Cabral: a representação do que é viver em Curitiba

Com excelente infraestrutura de mobilidade e de serviços, o Cabral se apresenta como ótima opção para morar e investir,...